sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Meu baianês

Acho que muitos já ouviram falar ou até conhecem o Dicionário Baianês. Mas esse aqui vai ser o MEU dicionário baianês. Vou colocar aqui palavras e expressões utilizadas na minha região, a região onde fui criada, onde vivi minha infância. Palavras e expressões utilizadas em Itagi e em Jequié, na Bahia.



Colocarei aqui também algumas expressões somente utilizadas na minha família! Na comunidade do Orkut chamada Dicionário Baianês, já coloquei várias e vou transpor para cá.

Começando por algumas usadas por minha família:

DIVURGAMENTO: É a etiqueta da roupa. Ela serve pra DIVURGAR onde fica a frente e onde fica as costas da roupa!

MUNTÁ NA MULA DE ABÍLIO: Quando a gente está com pressa a gente MUNTA NA MULA DE ABÍLIO que ela leva bem rápido! A origem dessa expressão é uma história de que um tal Abílio tinha uma mula muito rápida, talvez mais rápida que um avião!

PRICIPÍCIO: Isso é coisa de minha mãe! Ela falava assim quando a gente tava aprontando! Por exemplo, eu e minhas irmãs adorávamos ficar imitando as ginastas das olimpíadas! Ela achava perigoso e dizia: "Menina, olha o PRICIPÍCIO!"

RIBUÇAR: Quer dizer se cobrir com a coberta!

DERMIRO: Quer dizer aquela pessoa que só pensa em comer. Dizem que na casa desse tal Dermiro, se almoçava pensando na janta!

SARAPATEL DE CORUJA: Algo muito bagunçado, coisas misturadas, mas que pouco combinam!


P.S.: As imagens do filme "Ó paí, ó" são utilizadas aqui para retratar o filé do baianês!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

10 Comentários:

young vapire luke lestat news disse...

Moça vc confundiu minha cabeça......
Sou italiano faço um sacrifício dos diabos para ter umportuguês correto e você me atira este discionário...
kkkkkkkk!!


[]s L.Sakssida

Alcione Torres disse...

Desulpa aí, mas fazer o que, né? rsrsrsrs
Você verá muito mais coisas assim por aqui, então vá se acostumando!
Volte sempre!

Cleyton Vilarino dos Santos disse...

Adorei!! e tem dcoisa que a gente nem imagina que é né menino!! q loucura!!

fada safada disse...

Alcione,
adorei o repertório criativo da tua família.
A minha aqui no sul também coleciona algumas pérolas.

Beijo guriazinha.
Fada

history- disse...

huashuashuas!!!

Leonardo Werneck disse...

Hahaha, adorei!!!

Acho que sou um:DERMIRO

Mas aquela do Pricipício foi ótima também!

Diário de uma muçulmana disse...

aqui em Goiás a gente tem uma que chama assim'curiar' que é dar uma olhadinha rápida,fuçar,meter o bedelho.

Veiga disse...

HUAHSuHASUhUAHSuhUAHS


mt bom post.

bjo

Luilton disse...

Nós do Nordeste deveríamos ter um dicionário especial.

São muitíssimas expressões e palavras que só a gente conhece.

Abraços.

Lisa disse...

Muito legal, palavra ribuçar eu conhecia.
No Brasil cada estado devia ter seu próprio dicionário.
Abs
Lisa

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO