quinta-feira, 10 de abril de 2008

Isso é arte? Tem certeza?

Lendo o Blog Silence hoje, vi uma matéria, no mínimo, chocante!

Vou transcrever aqui e depois dar meu veredicto!


----------------------------------


"Artista" que matou cão de fome quer repetir o ato

Como muitos devem saber e até ter protestado, em 2007, Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista, recolheu um cão abandonado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e sede.

Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis à agonia do pobre animal. Até que finalmente morreu de inanição, seguramente depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensivel calvário.

Parece-te forte? Pois isso nao é tudo: a prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvageria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensivel Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel ação na dita Bienal em 2008. Fato que podemos tentar impedir, colaborando com a assinatura nesta petição http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html


----------------------------------


Tem até o vídeo! Mas não vou colocar aqui, pois acho que não estou a fim de vomitar agora! Se alguém quiser ver, vai no Blog Silence, ok?

Bom, mas voltando ao assunto, eu sempre tive receio de falar de arte com grupos de pessoas. Assim como política e religião, é um assunto muito complicado. Não deveria ser, mas é!

Tudo o que o povo inventa e resolve dizer que é arte, os bestas acreditam e pagam caro! Quando vejo aquelas bienais de arte na TV, fico passada! O que é aquilo? Um cara pendura um fusca todo lenhado no teto da bienal e todo mundo fica achando lindo! Um outro joga um monte de bolinha no chão e manda o povo pisar para experimentar novas sensações: arte! Até eu faço isso!

Existem uns que se acham pintores, grandes revelações e que podem cobrar preços altíssimo por quadros que minha sobrinha de 2 anos faria igual ou melhor! É só jogar um monte de tinta numa tela e deixar lá para ver no que dá! Mas é arte!!

Produzem em escala quase industrial! Onde está a inspiração, a idéia genial, o dom de representar formas? Em 5 minutos se faz um quadro desses!

Agora me vem essa bestialidade que a matéria lá de cima mostrou. Gente, tenha dó! Esse "artista" deveria se amarrar a um poste em praça pública e se deixar morrer por amor à própria "arte". Faria um grande favor à humanidade.

Se vocês pensam que sou careta, desinformada, tapada ou sei lá o que porque acho que arte é algo muito mais elaborado, mas pode ser simples também, se a idéia for boa e o resultado fizer bem aos olhos, me crucifiquem! Tô liberando! Me esculhambem!

Agora vou dizer para vocês o que acho que seja arte e muita gente não dá valor, porque nenhum "bam bam bam de coisa nenhuma" foi lá e disse que era!

Vocês já viram os muros grafitados de Salvador? Ao passar por aqueles muros, você entende a mensagem, você se emociona, você vê critério e técnica, aliados à criatividade do artista. Artista de verdade, mas que às vezes não tem nem o que comer direito, mora num barraco que ameaça cair toda vez que chove, pois o "bam bam bam de coisa nenhuma" não foi lá dizer que ele era um artista!

E minha mãe? Ela praticamente nasceu sabendo bordar! Já bordou utilizando os próprios fios de cabelo, que eram lindos e enormes, todo o enxoval de uma amiga quando era adolescente! Ela faz cada coisa linda, fica horas à fio debruçada num paninho manipulando linhas e dando formas maravilhosas a coisas do dia-a-dia, como uma toalha para bebê ou um pano de prato. Na verdade ficava, pois quando tentava vender sua arte, o preço que queriam pagar, não cobria nem o material que usou. Sabe por que? Porque Ana Maria Braga não a levou em seu programa e disse que ela era uma artista. Se isso acontecesse, minha mãe poderia começar a bordar as coisas mais horrorosas do mundo e ficaria rica!

Sei que vai ter gente aqui buzinando no meu ouvido, mas dificilmente alguém dirá algo que me fará mudar de idéia! Mas podem falar! Fiquem à vontade!

Agora, depois que me disserem o que quiser, se acharem que sou ignorante, releiam a matéria, coloquem a cabeça no travesseiro e durmam em paz!

Ahhh!! Desabafei!



Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

22 Comentários:

Vanderson Lima disse...

Muito legal seu blog...
Estou add aos meus favoritos...

Tica disse...

caraca q horror esse fdp merecia o mesmo tratamento =X

Dourado disse...

Horrível, nem li tudo, nojeira, covardia!

Cliquei em 'gostei' por apoiar sua denúncia.

Alcione Torres disse...

Obrigada, pessoal! Todos deveriam assinar a petição online! Só assim conseguiremos barrar essa barbaridade!

Laís Stefani disse...

Realmente arte é um assunto beem complicado.
Mas matar um animal é um absurdo e mesmo q os trabalhos artísticos sejam importantes, esse animal exagerou...digo o artista.. rsrs
Deveria ser preso, multado, sei lah.
Melhor.. deveria ser tratado, isso sim!!
beijoo

MaxReinert disse...

Realmente ... é um tema bastante complexo...

Não acho que tudo que está nas Bienais é lixo.... assim como não acho que todo grafitte é arte!

A questão da arte contemporânea é bastante complexa.... e nem sempre é feita para ser "agadável"... hoje em dia uma arte que seja mais manifesto e levante questionamentos sobre nossa sociedade tbm seja mais importante e necessário do que um ideal de beleza!

A questão desse artista do cão é tão complexa quanto... em nenhum momento ele disse que não era possível que alguém levasse comida e água para o cão... ou chamasse a polícia, ou algo do gênero!

Mas, ninguém se moveu!!! Ninguém fez nada... assim como vemos muitas pessoas sendo assaltadas na rua e não conseguimos fazer nada para ajudá-los...

Não concordo com morte do cão.... mas não concordo em julgar qualquer manifestação á priori!

Pronto.. desabafei tbm!

Bom post!

Vitinho disse...

Uma palavra apenas: Reprovável !!!
Apoio a denúncia.
Bjs.

Cissa Mada disse...

Acredito q arte é tudo aquilo q se vive e q se transforma em algo que acrescente e que seja belo, mas obviamente existem pontos de vistas e gostos q diferem mto. Faço teatro e sei bem como funciona.
concordo contigo, principalmente nesse ponto e nessa ignorância nesse fato pensado, se é q da pra dizer isso, pois foi o mais cruel. (Adorei, por sinal um comentário pertinente e viável,mto bom):
"Agora me vem essa bestialidade que a matéria lá de cima mostrou. Gente, tenha dó! Esse "artista" deveria se amarrar a um poste em praça pública e se deixar morrer por amor à própria "arte". Faria um grande favor à humanidade."

Parabéns pelo blog !

Anônimo disse...

Por coincidência acabei de colocar um post sobre arte e encontrei este seu.

Acho que gosto pra arte é como gosto pra música, perfume, comida, roupa. Cada um tem o seu. O que é bonito, gostoso ou cheiroso pra um, pra outro não é.

Como essa coisa com o cão não é arte, nem se discute sobre isto. Sem palavras essa atitude. Merece denúncia e indignação. O nome disso é crime.

Muito bom seu post Alcione.

Cientista louco disse...

po falou mau da arte hahaha mas em alguns aspctos vc tem razao emm outros nao mas nao vamos discutir isso pq eh pior q religiao hahahaha po naum achei seu banner para colocar no meu blog??

www.leorama.blogspot.com

Rodrigo disse...

Realmente oque vão ganhar matando um pobre animal ?Fama ? Dinheiro? O inferno ? O desprezo de milhoes de pessoas ? Não sei mais seu texto e seus exemplos deixou bem claro que se quem quer fazer arte que se pegue e se amarre em UM poste e morra.

Rodrigo disse...

Presentinho e Premio ao mesmo tempo
^^

Blog Silence

Abraços

Rodrigo Carreiro disse...

Que situação realmente bizarra.Eu vou assinar a petição. O pior é que ele foi legitimado por uma grande instituição. E outra: ele pode se preso, pq mau-trato a animais é crime.

iti disse...

oi, sou o iti, do selo "medalha de ouro", seu blog acaba de ser premiado com o selo. para add o selo em seu blog clique - MEDALHA DE OURO
obrigado, caso queira transferir algum selo para o blog Iti Martins, fique avontade.

JACAROA DE SANDÁLIA disse...

Exites uma grande diferença entre arte e crueldade. Então daqui a pouco colocam fotos de uma criança sendo estuprada e vão me dizer que é arte, ah fala sério!!!


Seu blog é maravilhoso e faço questão de divulgar no meu ok?

(Didixy) Conquistadores disse...

Horror. Isso não é nada que existe no mundo. Gostaria muito de ficar frente a frente com ele e dizer assim para ele:

"Você vai para o inferno."

Pois lá é o lugar dele.

___________________
Comentários de filmes, seriados, além de entrevistas e muito mais.

www.conquistadoresdm.blogspot.com

Unknown disse...

Deveria amarra o maldito numa cordinha e fazer o mesmo...aff...

bela matéria...um pouco chocante mas muito bom conteúdo...


very good ...abraços

Pequeno Luiz disse...

minha mae borda mais bonito q muito artista... totalmente coerente seu comentario!

Andrea Savoia disse...

Deveria se fazer um quadro com sangue dessa.....
Adorei seu blog...voltarei.
Pase no meu.
bjs

Anônimo disse...

Acho que alguns "artistas" só encontram projeção na estupidez e na bizzarrice...acho que este sujeito (estupido e bizzarro) é só mais um desses casos!
O que eu teria para dizer a ele seria...nada...!!!!

Anônimo disse...

Afff...
Eu vi um dia desses q uma senhora foi levada por um policial até a delegacia p se explicar pq tinha chamado a zoonose p sacrificar uma cadela idosa pq tava bem doente e deformada. A palahaça do Late Show junto com um agente da Soc. Prot. dos Animais chamou a polícia p tratar do caso enquanto eles levaram a cadela p uma clínica e lá a veterinária disse q seria mt dificil a bichinha sobreviver a qualquer intervenção daquele porte. E ela ainda insistiu em querer q operassem a cadela.
Só estou citando o caso pq fico indignada com a forma como essas entidades se comportam. Se o cão ficou amarrado até a morte entao demorou um tempo. E ninguem teve conhecimento desse fato p mandar prender um panaca desse? Mais palhaça do q a do Late Show são os hondurenhos q vão a essa droga de museu. Pior, cadê as Vigilâncias (sanitária, epidemiológica e ambiental) desse país?

Rááh disse...

q merda de mundo é esse q apoia uma crueldade dessas?? isso num se xama arte naum! isso se xama C-A-N-I-B-A-L-I-S-M-O! nOS ponhamos no lugar du caxorro: se vc fosse um mendigo, mto magro, sem uq comer mais q pelo menos tinha liberdade para andar, para pedir e procurar comida, q nunka tivesse feitu nada pra ningm e aí viesse um cara te tirasse da rua e te aprisionasse numa corda pequena e te deixasse semanas sem beber nem comer, só pra te ver morrer aos poukos! sofrendo bastante!ISSO É ARTE????
i como q uma instituição eskrota dessas apoia uma merda dessaS???
pensem bem... tentem sentir 10% do sofrimento q esse caxorro sentiu... tentem realmente se por nu lugar dele! se imaginem num lugar com comida e agua em abundancia soq um inutil num tem coragemd e pegah pra vc so pra ti ver morrer aos poucos, sofrendo mto, e pra nu final dise q isso é arte! i alem de tira sua liberdadde, ainda tira sua vida???
MEU DEUUS! isso é se utiliza de superioridade para matar e humilha os outros sere vivos! pq nós naum podemos viver cum nossas diferenças?? pq o homem naum respeita os animais irracionais, se nu final somos tdos animais, filhos do mesmo pai, morandu nu mesmo mundo! é por isso q o mundo tá du jeitu q tah! so kiria pidir a tds q assinassem a petição!POR FAVOR!

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO