quarta-feira, 14 de maio de 2008

Assinando um feed

Alguns blogueiros iniciantes, que acabo ajudando por aí, andaram me perguntando sobre feeds e como assiná-los. Bom, sou iniciante também e fui futucando daqui, mexendo dali, até começar a entender os feeds.

Vou usar uma adaptação das palavras do blog Foipararnanet, de um post chamado "O que é um feed?", pois ainda não me sinto à vontade para falar com propriedade sobre o assunto. O meu objetivo com os posts da seção "Dicas para blogs" é, justamente, explicar de uma forma simples o que vou aprendendo e, nem sempre, tenho total conhecimento sobre o assunto, mas sei me virar!


"Imagine que você gosta de várias revistas e livros e, geralmente, para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para ter o que quer. Agora, imagine o comodismo que seria se todas essas bancas tivessem um serviço de avisar quando cada revista que te interessa chega e ainda, levá-las até a sua casa sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.

Para isso, você precisa apenas ter um programa leitor de feeds. Existem basicamente dois tipos de programa: aqueles que você instala no seu computador e aqueles que rodam e funcionam exclusivamente na internet. Eles funcionam mais ou menos como um leitor de e-mail, como o Yahoo ou Gmail. Você cria sua conta gratuitamente no Bloglines ou Google Reader por exemplo, acessa suas páginas, entra com seu login e senha e começa a ler e administrar seus feeds assim como você faz com seus e-mail. Bem simples."


Bom, eu não uso nada disso! Primeiro porque não sabia de sua existência até descobrir minha própria forma de ler os feeds que assino. Eu uso o Internet Explorer 7 e, quem também usa, pode visualizar os feeds como visualiza os favoritos na lateral esquerda da página, onde fica uma ESTRELA. Se você clicar ali, vai ver as opções: favoritos, feeds e histórico. Todo feed que assino vai para essa lista e, para acessar, bastar eu clicar nessa estrela, escolher a aba FEEDS e procurar aquele(s) que quero ler. A cada vez que o blogueiro atualiza seu blog, aqui no meu computador, aparece o feed em negrito. Assim fico sabendo quais deles têm coisas novas e quais não têm.

Outra coisa que já me perguntaram é: como se assina um feed? Os feeds ficam numa página própria, ligada ao site ou blog. Quando você entrar num site ou blog e encontrar o símbolo ou as palavras FEED ou RSS, clique e será levado à página de feeds. Lá haverá a opção de assinar. Alguns sites/blogs disponibilizam a leitura de seus artigos de forma completa na página de feeds. Outros, disponibilizam uma parte e você pode percorrer com maior velocidade os assuntos abordados, escolher o que quer ler e clicar no link que lhe direcionará àquele artigo no site/blog.

Uma grande quantidade de assinantes é muito bom para o seu blog e para seu ego, pois quando você faz um blog, quer que seja lido. E saber que as pessoas se interessaram a ponto de assinar o feed para saber quando há atualização, se você postou algo novo, é muito bom!

Mas como eu sei que assinaram o feed do meu site/blog e quantos assinaram? Eu uso o FeedBurner. No FeedBurner, você "queima seus feeds" (para "queimar" um feed é só colocar o endereço dele no lugar onde o site pede!) e ele te dá várias possibilidades de monitoramento, divulgação e até uns widgets para colocar no seu blog. O FeedBurner tem várias linguagens, inclusive o português. Após a queima do feed é importante fazer o redirecionamento do seu antigo endereço feed para o novo. Para fazer isso no Blogger entre no PAINEL, vá em CONFIGURAÇÕES e em SITE FEED. Cole o novo endereço que o FeedBurner forneceu (algo assim: http://feeds.feedburner.com/SarapatelDeCoruja) no campo URL DE REDIRECIONAMENTO DE FEED. Todas as ações relacionadas ao seu feed serão redirecionadas ao FeedBurner e você poderá ter estatísticas de assinatura e outras vantagens que o FeedBurner oferece.

Se ainda está em dúvida de como criar um feed, veja este tutorial.

Da forma como faço, para assinar o feed do Sarapatel de Coruja, você deverá clicar naquele símbolo de feed ou no menu do Internet Explorer, onde aparecem as abas, ao lado do link para a HOME, nesse símbolo: (no Firefox, o símbolo se encontra logo após o endereço do site/blog). Você será levado para esta página:


Agora, é só clicar no link marcado na imagem ("Inscrever-se nesse feed") e sempre saberá das atualizações do seu blog querido!

Trago aqui também um vídeo bem interessante que vi no Blog da Luz Fosca e ilustra muito bem tudo isso. É em inglês com legenda em português.



Bom, espero que esse post tenha ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail.

UPDATE

Agora eu uso o Google Reader, pois percebi que é a melhor forma de você ter seus feeds sempre à mão, em qualquer lugar, em qualquer computador.

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

22 Comentários:

Fabio disse...

eu axo q feed nem tem tanta utilidade mas mesmo assim tenho no meu blog

vitor Marques disse...

muito interessante esse tipo de trabalho ajudar os outros blogueiros com o que vc está aprendendo na rede
continue assim

Britney view e leonardo disse...

nao consigar fazer um feed para meu blog sempre da erro...

Anônimo disse...

eu tbm sou iniciante e tinha a mesma duvida, tanto que só ontem eu resolvi colocar o link do meu feed....

gostei do post, ajudou a esclarecer mais algumas duvidas que eu tinha...

Luii disse...

eu axo q feed nem tem tanta utilidade mas mesmo assim tenho no meu blog [2]

:D

:*

blog disse...

Falaram-me sobre feed, aconselharam-me a ter um mas até agora não me animei.
Acredito na funcionalidade.

(Didixy) Conquistadores disse...

Mais um grande post que ajuda muito interessante. Esse tal de feed ajuda muito viu, principalmente se for por email. Eu coloquei no meu e me surpreendi.

Alcione Torres disse...

Mas tem gente que acha sem utilidade, como alguns que postaram lá em cima!

Daniel disse...

Eu morreria faminto sem minhas centenas de feeds...
Na minha humilde opinião, o melhor leitor é o NetNewsWire da NewsGator, pro OS X. :)

Anônimo disse...

Pow cara....isso me ajudou mt...
Confesso que ainda naum aprendi ahsuahsuahs a fazer o feed, mas vou tentar fazer aki, e ver no que vai dar haushuahau
Bjsss

Veiga disse...

minha querida, vlw pelaS dicaS!!

HAUshuHASuAS

sou novo aki e aprendo muito nos posts!!

Philipe disse...

Mt boa estrutura bem organizado adorei o blog

Vai no meu tbm

Indo

Www.Philipecardoso.com
V
lw

Anônimo disse...

Muito bom o post, muito esclarecedor para quem não conhece a maravilha dos feeds RSS, parabéns!
:D

Beijão!

Marcelo França

(Didixy) Conquistadores disse...

Posso te fazer outra pergunta: Tem algo para publicidade para me indicar? Tipo, que rende dinheiro bom?

Eu estou ganhando muito bem no Adsense, mas queria aumentar essa renda?
Vi que o seu tem alguns ai...

João Paulo Mendes disse...

Excelente seu blog, instrutivo demais, gostei muito.
Parabens.

Joao Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Anônimo disse...

Quem acha feed inútil é porque ainda não aprendeu a ler feeds. Isto é, não tem o hábito de abrir o leitor de feeds e verificar o que foi publicado nos blogs/sites favoritos nas últimas horas.

Não é um jeito melhor ou pior de navegar, é só diferente. Eu gostos muito porque concentro as leituras de blogs num momento específico do dia, que escolho só para isso. Fica muito mais fácil só abrir o programa para ler feeds do que digitar URL por URL.

Eu estou usando o Liferea, que é um leitor de feeds para Gnome, o gerenciador de janelas que uso no Ubuntu, depois de muito tempo usando o Google Reader.

Você já testou usar algum programa que instalou no PC ao invés de usar o IE7?

Anônimo disse...

Oi alcione, tudo jóia? Olha eu to com um problema, se puder me ajudar, é o seguinte minha cbox apareceu propagandas de um tal de viaki, é um portal, até parece o google, só que não sei como apareceu isso la e sumiu os meus recados, nem da pras pessoas escreverem, tem jeito de voltar ao normal. Se puder me mande uma resposta por e mail, beijos.

Grilo disse...

Parceria Aceita!

já tô com teu banner!
muito legal teu blog!!

Barulho de Grilo

Celso R. Costa (Digo) disse...

Este Seu post foi de muuita utilidade para mim que estava atras de informações detalhadas sobre Feeds. Ainda reluto um pouco em usar por achar chato, mas gosto de ficar por dentro das novidades. Parabéns pelo post e pelo Blog.

Anônimo disse...

Ola amiga o bom de colaboborar com as pessoas é ver a retribuição através dos comentários e agradecimentos. Fico feliz por você e tenho certeza que a cada dia vamos melhorar.

parabéns...

Anônimo disse...

Muito obrigada. Sou nova neste meio e várias vezes vi e li sobre este tal de Feed e não entendia direito. Vou ver se consigo criar um conta e assinar seu Feed. ;)

Sombra, o Homem disse...

Boa dica!
apesar de não adota-la!!!



www.tirashd.blogspot.com
www.1irmao.blogspot.com

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO