sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mudando a aparência do seu blog (Blogger)

Sei que para os blogueiros experientes essa dica vai parecer muito boba, mas vocês não têm idéia da quantidade de gente que me procura perguntando como faz para que o blog tenha as colunas laterais ou como faz para mudar o número de colunas! Por isso resolvi fazer esse modesto tutorial para aqueles que estão começando e ficam perdidos no momento de escolher um layout para seus blogs.

Para início de conversa, o Blogger só oferece layouts com duas colunas. Se você quer um layout com mais de duas colunas, precisa procurar em sites que disponibilizam modelos para Blogger. Como encontrar estes sites? Plagiando Christian Pior: "Não sabe? Joga no Google!" rsrsrs. É isso aí, você tem que procurar! Se bem que vou quebrar o galho de vocês e já passar alguns endereços lá no final, ok?

Bem, nos sites você irá encontrar os modelos de templates e os links para download do arquivo em xml. Também é possível encontrar o download do código para que você copie e cole no código do layout do seu blog. Após encontrar um ou mais modelos de seu interesse e fazer o download para seu computaor, faça o seguinte:


1. Vá no PAINEL do Blogger e entre em LAYOUT.

2. Clique em EDITAR HTML. Aparecerá uma janela com o código do seu blog. Haverá, logo acima do código, uma mensagem assim:



"Faça upload de um modelo de um arquivo no seu computador:"



Logo depois, uma caixinha e o botão PROCURAR. Clique ali e escolha um dos modelos que baixou. Clique 2 vezes no arquivo.

3. Agora, clique no botão FAZER UPLOAD. Aguarde e, se aparecer uma mensagem em vermelho dizendo que você irá perder alguns widgets, vá em frente assim mesmo. Não me lembro se é OK ou SALVAR, mas vá em frente.

4. Visualize o blog e veja se ficou do seu agrado. Se não, repita a operação com outro modelo.

5. Para o caso de você ter baixado o código num arquivo do Word ou outro do tipo, você vai entrar no mesmo local, porém não fará upload do arquivo. Você deve copiar o código inteiro e, depois de apagar o código que você não quer usar, colar na janela onde estava o antigo código. Visualize o blog e veja se ficou do seu agrado. Se não, repita a operação com outro modelo. Agora, por experiência própria, a maioria dos códigos que esses sites passa em arquivos que não são xml, não funciona. Penei muito e consegui mais sucesso com os arquivos xml.



ATENÇÃO: Se seu blog não está "virgem" e já possui algumas coisas como postagens publicadas, banners de parceiros, links, mural de recados e qualquer tipo de widget, tenha cuidado! Fora as POSTAGENS e COMENTÁRIOS, todo o resto você tem que salvar em algum lugar. Guarde todos os códigos para depois recolocar, pois pode perder tudo nessa mudança. Quando estiver com o template definitivo, recoloque tudo. Lembra que na mudança do código eu disse que pode aparecer uma mensagem dizendo que você irá perder alguns widgets? Pois é, é nesse momento que pode ir tudo embora!



Agora, como prometi, alguns endereços onde você pode encontrar templates para download:

Templates Novo Blogger

Templates para Blogger

Mais Blog.com

Blogcrowds

Blogger Templates

Ferramentas para Blog


Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

11 Comentários:

Sammyra Santana disse...

Gostei das dicas, moça!
Mudar é bom, de vez em quando, rsrs!

ED CAVALCANTE disse...

PRIMEIRO, OBRIGADO PELO SEEEEEEEEEEEEEEEEEELO! ACHEEEEEEEEEEEEEEEEI! KKKKKKK ESSA COISA DE MUDAR O LAY É FODA! EU SEMPRE ME EMBANANO TODO, MAS UM DIA EU CHEGO LÁ!KKKKK

Domiciliare disse...

Valeu pelas dicas, se não for abuso, vc sabe me dizer como eu reduzo imagens de banners que recebo dos meus amigos? Ah! favoritei vc. Forte abraço

Rodrigo disse...

Boa a dica para os iniciantes xD..ia ser muito útil para mim 5 meses atrás.

Felipe Bastos disse...

Mudar de layout as vezes é preciso,me lembro o quanto apanhei pra mudar o meu,nossa,achava muito dificil,porque eu sou muito lesado quando o papo html e tal.Agora já sei trocar de layout e tal,porém não achei nenhum do meu agrado,tem algum site pra baixar layouts que vc recomenda ? se tiver me avisa.

abraço.

http://cinemaafinseumadosedewhiskey.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas. Para um novato como eu, o seu post é muito interessante.
Também gostaria de saber como faço para colocar um painel de links no final de cada post para que os leitores possam adicioná-lo aos compartilhadores de notícias (Linkk, Ueba, diHiit etc), igual ao que tem no seu blog. Você poderia me ajudar?

M. disse...

Boa iniciativa, realmente muitos novatos têm dificuldade com essas questões.

__________________
Outro blog da Mary

ED CAVALCANTE disse...

MENINA, SEGUI OS PASSOS CERTINHOS, MAS NO MEU BLOG DÁ SEMPRE ERRO! DESISTIIIIIIIIIIIIIII!

blog disse...

Funcionalidade é isso.
Pode abrir consultoria.

Milla disse...

Hey, mto legal de sua parte colocar dicas aqui e agilizar a procura dos sites que disponibilizam layouts para blogger!

gostei do blog =)

bjs!

Rodrigo disse...

Demorei mais postei xD

Colêtanias de selos

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO