terça-feira, 8 de julho de 2008

Pintura urbana

Eu já fui uma pessoa doente por limpeza, à beira do T.O.C. Hoje já desencanei muito, mas não totalmente. Gosto de tudo limpo, arrumado. Se tem uma coisa que me incomoda demais é ver paredes pichadas por vândalos. Quando morava em Salvador via muita pichação e me chateava pensar que pessoas sintam prazer em sujar a cidade daquele jeito! Uma cidade tão bonita, com tanto a conquistar e, em vez de ajudar, essas pessoas só degradam, só pioram a situação!

Mas algo que me chamava muito a atenção lá eram os muros grafitados. Existem muitos artistas que se dedicam a essa arte que torna a cidade mais bonita, mais alegre, conta uma história ao longo de um muro, de uma parede. O projeto Grafita Salvador empregou muitos jovens grafiteiros, que acabaram sendo reconhecidos em sua arte e requisitados por estabelecimentos comerciais, escolas e até por donos de residências para tornar fachadas mais alegres, mais chamativas.

Passei a admirar ainda mais o grafite lá em Salvador. Quando passava de ônibus por alguns lugares e via aquelas pinturas eu viajava e até esquecia o trânsito, o ônibus lotado, a possibilidade de ser assaltada. Acho que a arte é arte porque tem esse poder de nos fazer entrar num certo transe. E o legal foi perceber que a grande maioria dos pichadores respeita os locais grafitados. Então, é uma forma de evitar a pichação, além de tudo.

Abaixo, algumas fotos de grafites em Salvador. Não encontrei muitas pela internet.





Encontrei no site Olhares uma seção de pintura urbana com muitas fotos lindas! Trouxe algumas para vocês!






Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

6 Comentários:

Nina Souza disse...

aqui no rio tb tem mt grafite, eu gosto mt de ver. ^^

Anônimo disse...

Eu acho esses grafiteiros o máximo.
Outro dia tive a oportunidade de conhecer um pessoal de São Paulo que faz um trabalho maravilhoso, fiquei encantada.
Vou tentar encontrar, se eu conseguir envio para você.
Abraço Alcione

Deleite Crônico disse...

perfeitos, muito bem feitos.

Massai disse...

NOH EU TB ACHO O GRAFITE UMA EXPRESSAO ARTISTICA MUITO PHODA!
ACHO MUITO LEGAL!

Jhony disse...

Muito Legal.
Adoreeeei o seu BLOG!

http://jhonyfreitas.wordpress.com

Petit Petit disse...

Eu acho o grafiti bacana! Isso, sim, é uma forma de expressão popular que não se compara aos atos de vândalos pichadores.

Sinceramente, eu entendo um ladrão roubar. Não estou dizendo que concordo, estou dizendo que entendo. Ele está ali, levando alguma coisa. Agora, pichador! Não dá prá entender uma criatura dessa. É o simples prazer pela destruição. Às vezes a pessoa rala a via toda prá ter uma casa e quando arruma, vem um animal desses e suja tudo. Acaba com o trabalho de anos.

O pior é que um ser como esse é ignorante. Ele mora na cidade, gente. Não fica perturbado em ver o lixo que a cidade fica?

Cara, é muito espírito de porco!

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO