sábado, 9 de agosto de 2008

Vídeo sobre o baianês

Aqui na Bahia, como todos sabem, existe uma outra língua, derivada do português: o baianês! Aqui no blog tenho uma seção em que coloco somente expressões faladas por minha família ou por pessoas da cidade em que vivi minha infância. A seção é Meu baianês.

Nesse vídeo você verá uma reportagem de Silvia Resende sobre o baianês. A repórter entrevista Nivaldo Lariú (autor do Dicionário de Baianês) e o professor e apresentador Jorge Portugal. Além disso, vemos a repórter enlouquecendo pessoas que não são da Bahia ao perguntar sobre algumas expressões muito comuns por aqui!

Vejam o vídeo e descubram o que é "boca de zero nove", "queixar", "lavar a jega" e a diferença entre a "vara" e o "cacetinho"! Calma... Isso aqui é um blog é um blog de família!

Descubra também qual é a única frase formada só por vogais e que tem sentido completo! Vale a pena conferir!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

17 Comentários:

Anônimo disse...

HUAHUAHAUAHAUAHAHUAUAA
muito bom esse vídeo
valeu mesmo!

www.blowgh.wordpress.com

Rosa Araújo disse...

ashusahusahuhuasuha
Muito bom...

"Não aguenta a vara, leva cacetinho" adoooooooooooro

Passa la http://rosarenan.blogspot.com/

James Bond disse...

hahahaha.... Cacetinho, não sabia dessa!!! Adoro dicionários regionais!

Chris Marques disse...

Adoro saber dessas diferenças lingüísticas! Eu faço Letras e sempre achei esse assunto muito interessante!

http://series-etc.blogspot.com/



.

Andreia disse...

hahahaha, muito bom. Se eu pedir um cacetinho na padaria da esquina, é bem provável que eu receba uma cacetada. Muito interessante a questão das linguas regionais.

beijos

Anônimo disse...

Muito interessante a diferença que se dá na língua portuguesa devido à imensidão do Brasil. Um abraço de minas para você uai! rs

Leonardo

Jhennifer Cavassola disse...

kkkkkkk o video é ótimo e me deu foi mais saudade desse lugar lindo, de ver as pessoas falando assim aff
Muito boa a postagem, fica com Deus!

Anônimo disse...

Saudades da Bahia. òtimo o vídeo.
Aqui em Porto Alegre, o pão francês também é cacetinho, rss. Já fui tantas vezes em Salvador e não sabia que ai também era. rsss

Anônimo disse...

HUAHUAhua

Eu ri disso. Como paulista não sabia de bastante coisa

R Lima disse...

Encontrando mais uma baiana.. bjs,



Texto de hoje: sAbe...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Tropeço disse...

Legal, Curti!

Sinceramente não sabia desses modos de dizer...

principal referente ao pão!

ótimo conteúdo do teu blog!


bjos e abraços!

Caio Miniaturas disse...

É por essas - e tantas outras - que baiano não nasce. Estréia. Adorei o blog, beijos.

Anônimo disse...

Muito bom o video
hehe
abraço

Veiga disse...

HUAHSuaHSuhuaS

mt bom!!


www.trocistas.com

Vanessa Lee disse...

Mto bom!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Alcione!

Gosto muito de ver o quanto o nosso regionalismo brasileiro é bonito. Cada região tem o seu, mas todos nós mantemos o português...o regionalismo é muito cultural e social. Adorei este post!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

jonas ferreira disse...

Brasil sem baianos, seria céu sem estrelas, adorei a postagem, saudades da minha querida bahia, e meu abaianes.

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO