Fogo no óleo. Cuidado!
_____________________________________
Antes de ver o filme, leia.
"Sou brigadista treinado, fundador da brigada em minha companhia, time em que atuei por 5 anos. Já passei pelo exercício de apagar fogo em óleo quente e confesso que é um dos fogos mais difíceis de serem apagados. A dica do filme é a mais prática e simples, além do forte aviso de não se utilizar de água para apagar este tipo de fogo.
Mas a principal dica é: caso você não saiba exatamente o que fazer, evacue a área de incêndio e chame ou a brigada ou os Bombeiros para tratarem do tema. Não se meta a fazer o que você não sabe, sob pena de risco de morte.
Como apagar fogo em óleo quente.
É bom saber como agir. Caso você esqueça no fogo a panela ou frigideira com óleo, e esse pegue fogo, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Siga as instruções abaixo. Repasse aos seus amigos, ensine seus empregados, mostre aos seus filhos.
1. DESLIGUE O FOGO;
2. MOLHE um pano, torça-o, retirando o excesso de água, para que este NÃO PINGUE;
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que esfrie (não saia mais vapor);
4. NUNCA TENTE MOVER A PANELA ou a FRIGIDEIRA;
5. NUNCA JOGUE ÁGUA, pois os respingos carregarão fogo junto e os efeitos são devastadores.
Veja o filme!
Não guarde essa informação só para você."
Tweet | Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades! |
10 Comentários:
Adorei as dicas, não se deve bobear em casos de incêndio, mesmo, não...Já vi casos de pessoas que se queimaram por bobeira, cara.
Parabéns, gostei mesmo.
Beijos
otima dica
Esse filme bem conhecido no meio prevencionista. Eu sou instrutor de treinamento de prevenção e combate a incêndios e posso confirmar as informações acima. Vale ressaltar que o importante é não deixar chegar nesse ponto. Nunca esquecer frigideiras no fogo, pois o óleo atinge o ponto de ignição muito rápido e aí é fogo na certa. Se tiver que agir é bom ter calma, pois qualquer falha a pessoa pode se queimar com gravidade.
Olá, Alcione!
Muito boas dicas, muitas pessoas não conhecem o perigo que existem na mistura de óleo com fogo. Como o óleo é altamente combustíveis, o fogo torna-se auto alimentado o que se torna impossível apagar com água, ao contrário, levando a aumentar o fogo.
Abraços
Francisco Castro
São dicas simples mas de efeito ótimo, a primeira impressão que se tem é que a água iria acabar com qualquer fogo, mas o estrago mostrado pelo filme é enorme.
hahahah isso é THRASH
Não entendi esse comentário aí em cima...
Ótima dica, Alcione! Não sabia dessa recomendação. Alis queria ter descoberto antes de quase colocar fogo na casa há uns anos. Já tive essa experiência de uma panela cheia de óleo pegando fogo e não é nada agradável.
Abraços
pocha vida acabou com meu humot
mas a verdade é assim mesmo.
Querida Alcione, valeu pela dica.
Blog é isso aí, temos a liberdade e o prazer de publicar tudo aquilo que é importante, independente do foco do blog.
Blog é isso: utilidade pública, informação, cultura, entretenimento, e tudo que quisermos, né?
Este tipo de incêndio eu não saberia combater, agora já sei, obrigado!
E viva a liberdade, pelo menos por enquanto (o google assume o Feedburner e some com nossos leitores de Feeds (o Interney, perdeu mais de 2500 leitores, o Cardoso do contraditorium também), eles agora estão negociando o Twitter, o que será que vai acontecer?
Bagunçam o Pagerank, travam o Gmail, pois só andam com a cabeça nas nuvens (Cloud Computing))
Saúde, paz e sucesso!
Bjoks,
Moura
Postar um comentário
Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.