sexta-feira, 13 de março de 2009

O cordel da excomunhão

Eu ainda não tinha postado aqui nada sobre o caso da excomunhão da família e da equipe médica que tratou da menina de 9 anos grávida de gêmeos do próprio padrasto. Achei que já estavam falando muito sobre o assunto e não era necessário mais um post.

Mas hoje eu me deparei com a matéria do blog de Paulo Lopes e achei melhor também falar. O brasileiro esquece muito facilmente das aberrações cometidas contra ele e precisamos começar a ser um povo mais atento a esses absurdos. Na matéria, o autor do blog mostra um manifesto em favor das pessoas que foram condenadas pelo arcebispo, que tem circulado pela internet. Veja aqui o manifesto.

O autor também publicou um cordel de Miguezim de Princesa - um paraibano radicado em Brasília - entitulado "A excomunhão da vítima" ou "O Cordel dos excomungados". Diante da eloquência do texto de Miguezim, não pude deixar de postar e fazer todos os que passarem por aqui pensarem no que está acontecendo com a sociedade e como a igreja católica está cada vez mais se tornando ultrapassada, preconceituosa e maldosa. Leia abaixo o cordel:

I

Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II

Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

III

Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.

IV

Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.

V

O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.

VI

Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.

VII

É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.

VIII

Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.

IX

Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na linguiça
É uma coisa do Cão.

X

E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.

Coincidentemente, lendo comentários sobre a história dessa menina num outro blog, vi um que me chamou a atenção. Nele o leitor dizia que é de Recife e que lá todos já perceberam que esse bispo tem feito de tudo para chamar a atenção do Vaticano para si, já que está almejando ser o próximo Dom Hélder Câmara, desde sua morte! Não posso dizer que isso seja verdade, mas faz sentido, pois o arcebispo agiu de forma radical e totalmente sem reflexão sobre um assunto tão delicado, exatamente como o atual Papa e seus comparsas têm feito. Se ele queria mostrar ao Papa que é antiquado e retrógrado como Sua Santidade, conseguiu, mas não sei se, depois de todas as reações negativas, inclusive (parece) da CNBB, o arcebispo de Olinda e Recife vai conseguir que o Papa, esperto como é, olhe com bons olhos a sua atitude, mesmo que concorde! Não acho também que esse cara vai conseguir ser indicado ao Nobel da Paz (como Dom Hélder foi por 4 vezes) depois dessa! Talvez ele seja indicado para o Mico do Ano, juntamente com aquele que disse que não existiram holocausto ou câmara de gás!

Uma pergunta: por que mesmo o padrasto não foi sequer citado pelo arcebispo em sua condenação sumária?


Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

32 Comentários:

Ferrockxia disse...

eu não odeio religião mas não sigo nenhuma porque sinceramente se vc parar e analisar todas elas só colocam ervas daninhas nas cabeças das pessoas.

qual sua politica de parceria?

Anônimo disse...

E o padre prega na missa
Que camisinha na linguiça
É uma coisa do Cão. kkkkkkkk como eu ri com isso... kkkkk!!! Mas falando sério realmente eu só tive que dar risada deste ato da igreja católica. Se um dia bispo me exmungar eu digo que vou por o nome dele na boca do sapo kkkk! Na boa não tem o que a gente falar muito sobre a atitude dele as veses rir é o melhor rémedio pois se formos prestar atenção na baboseira que ele falow da vontade de explodir a Opus Dei. Num sei pq até agora ele não excomungou meus bens para não ter que declarar no IR 2009!

Liipee disse...

Cara..
a igreja católica é uma merda..
sinceramente..
eu não acredito em nada dessa igreja..
muito menos em porra de papa..
são todos interesseiros e corruptos !
sinceramente..
onde ja se viu..
só no Brasil mesmo !

Alcione Torres disse...

Infelizmente a má influência da igreja não se restringe somente ao Brasil, mas afeta a todos os que têm mente fraca o bastante para serem enganados por ela!

O pensador disse...

eud efendo um estudo e não religião, a fé é algo pessoal, critico o dízimo como obrigação em qualquer religião. E muito mais hoje, os supermercados da fé, em cada esquina perto de você alienam cada vez mais o povo e onde o Estado não vai, a igreja vai!

Caixa 2
desvios
Metas para membros das igrejas conseguir mais fiéis e mais doadores, já vi de tudo.

Abraços

Visite: http://administrandoeconomizando.blogspot.com/

Celma Araújo disse...

Meu Deus qta polêmica este caso né,
e infelizmente com toda a discução com este arcebispo, que esqueceram do padrasto....e deixaram de lado o fato ocorrido, com excomungão ou sem excomungão, o fato ocorreu , e estão perdendo tempo nesta discução da igreja católica....
este monstro de padrasto precisa ser punido

Unknown disse...

Sou católica, mas realmente existem coisas que são irrelevantes a pontos inacreditáveis!

SBIE disse...

Entãoo, menina!
Como pode mesmo o padrasto que abusava da menina nem ser citado! Todos estão olhando com cara feia pra Igreja Católica, acredito!
Ela anda perdendo cada vez mais credibilidade pra quem usa a razão. Desde ser um religião que aprenda com os erros, não! Prefere viver seu conservadorismo!
Ainda bem que não sou católico, já foi o tempo!
A tirinha é ótima!

Blogueira disse...

Oi!

Bom, o estuprador é um monstro, não existe palavras para descrevê-lo, mas ele também foi excomungado pelo Sacerdote. O fato é: eu abomino o estupro, acho que é uma das coisas mais degradantes em que um ser humano pode chegar, se é que posso chamar os praticantes desse ato de seres humanos. Sou TOTALMENTE a favor do aborto em casos de estupro, mas não sou contra a atitude do sacerdote que apenas estava seguindo as regras da instituição Católica, já que esta abomina o aborto. Entretanto, o que não compreendi foi pq o sacerdote se intrometeu nesse assunto, já que isso não tinha naa a ver com a Igreja, pois que eu saiba ninguém pediu opinião a ele, então posso concluir que ele talvez tenha tido vontade de "mostrar serviço". O que mais mexe comigo nesse caso é a situação da criança, kd sua infância??? Ela foi perdida e devastada por um marginal e isso é abominável.

Abraços...

Inez disse...

O Bispo errou feio, tanto que hoje vi uma notícia que o próprio vaticano o repreendeu dizendo que ele errou.
A religião pregaa fé, o amor ao próximo e o perdão, mas na primeira chance que tem um sacerdote independente do cargo que ocupa faz uma besteria dessa.
Na opinião dele o padrasto errou mas pode ser perdoado, oras bolas isso mostra o quanto a igreja católica está atrasada.

CAMILA de Araujo disse...

Suicidio, assassinato, por exemplo, tbm são atentados contra a vida. E suicidas frustrados são excomungados? Assassinos são excomungados?

A igreja católica é pura hipocrisia!

www.casadobesouro.blogspot.com

Pensadora disse...

Porque não excomungaram o padrasto o vilão da história?
A menina foi vítima.
Parabens pelo blog!
Criativo e inteligente.
Se puder,visite o meu.
TE CUIDA!
BOM DOMINGO PRA TI!

Felipe Café disse...

Esse é um caso delicado. Eu particulamente vejo essa situação ridicula e pra mim não faria a menor diferença. Como o proprio Cordel citou, essa igreja matou, robou e vendeu pedaços do céu. Eu só espero que a garota fique bem com tudo isso. Abraço!

www.felipecafe.zip.net

Alcione Torres disse...

Pois é, pessoal. A pobre menina é que vai ficar com esse trauma para o resto da vida e o padrasto nem foi citado pelo arcebispo. Pelo menos não nas entrevistas que li e vi.
O que pensar de uma igreja que age dessa forma? E os católicos ainda querem se denominar melhores que os evangélicos, por exemplo. Não defendo ninguém, pois são todos sem noção da realidade. Ficam pregando bobagens enquanto o mundo se revira!

Sandra Di Flora disse...

O nosso país está se especializando em livrar a cara dos corruptos,bandidos e afins e penalizar as vítimas.
Em situações como essa eu me pergunto: cadê o pessoal dos direitos humanos?
O arcebispo é um tremendo cara de pau. Eu não li em lugar nenhum que ele tenha condenado o ato do padrastro.
Abs

Alcione Torres disse...

Você disse tudo! Agora são as vítimas as grandes erradas de todas as histórias. E o pessoal dos direitos humanos só serve para defender bandido!

Luis Felipe Jordão disse...

Parabéns pelo seu blog, ele é bem escrito, continue assim *___*

agora entra no meu ok??: http://www.luisfelipeblogueiro.blogspot.com/

Julio Passos disse...

Disse TUDO!!

tudo que esta escrito ai, é o que eu penso, otimo!!

rsrs.. é serio eu li tudinho! :)

Marcelo A. disse...

Caraca, um cara aí em cima disse tudo. Um assassino não é excomungado! Pode isso?

É a velha história. Dois pesos, duas medidas...

Valeu pela visita lá no blog!

Caio Coletti disse...

Nossa, eu sou católico, creio em Deus e rezo todos os dias, mas realmente acho um absurdo isso que a Igreja está fazendo com a menina e com a família dela... Aliás, acho muitas coisas da Igreja simplesmente estúpidas. Não há razão para se prender ao passado e cometer desatinos como esse.

Abraços
http://filme-pipoca.blogspot.com/

Ágda Santos disse...

Ahh, não posso colocar um ponto de vista critico. Evito ao maximo falar de religião.
É dificil, cada uma tem seu ponto de vista. Cada um tem suas crenças.
E pra variar eu fico em cima do muro. Triste, mas é a verdade.
A igreja catolica tem um regime muito antigo, e talvez seja por isso que hoje a maioria das pessoas não concordam com os atos tomados pelos dirigentes.

André disse...

esse assunto realmente ta rendendo.
nao vou criticar nem falar de bem de religião nenhuma,
mas a decisaão da igreja realmente é absurda.

Marton Olympio disse...

Nenhuma religião apoia, libera ou aprova o aborto. Nenhuma.
Isso posto, acho que o caso é de pura vaidade de um pároco de segunda que conseguiu holofotes por demais.
O que importa é: a menina está bem, dentro do possível, e tomara que ela consiga crescer sadia.
Precisamos tirar este padreco da discussão e voltar nossos olhos para a vítima.
e tenho o dito.

ps.: a Igreja é a mesma de sempre. Porque o horror?

http://martonolympio.blogspot.com/

Unknown disse...

por isso que cada dia que passa a igreja catolica stão perdendo mas adeptos...eles tem que rever seus conceitos...

http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

Anônimo disse...

Será que eu du conta? ... Bem, vou tentar:
...
Não é de hoje e isso eu afirmo
que a igreja caça o cão
Procura, descomunga e queima
pessoas de mal coração
mas quem vai caçar a igreja
se o capeta for o sacristão?
*
Padres, bispos e pais de santo
todos eles trazem consigo a verdade
de dizer que nas virtudes do seu deus
carregam a em sua lavra a verdade
mas nunca escutam a realidade
que a tempos contrapoe sua veracidade
*
Ah meu Deus
Eu rogo aos céu
para que possa
nos livrar desse fél
e mostre para todos
o verdadeiro infiel
...
Ok... Desisto!

Leo Pinheiro disse...

Estou surpreso... Recebi um comentário seu!

Anyway, retribuo respeitoosamente.

Sobre seu post, acho que uma das melhores coisas dos blogs é a falta de compromisso comercial; com linha editorial; temporal etc.

Não existe post velho.

Sempre é pertinente postar, se vc tem algo a acrescentar à pautas já debatidas (exaustivamente ou não) na grande mídia.

Acertei?

Alcione Torres disse...

Acho que sim! rsrssrs

Anônimo disse...

Adoro literatura de cordel e a sua esta perfeita, muito bem elaborada, parabens

Gabriel disse...

Não é à toa que cordéis são uma das mais lindas manifestações da legítima cultura brasileira. Miguezim de Princesa está de parabéns pela criatividade!

Sobre o caso em si... concordo com o opinião da maioria: a atitude do padre foi execrável. Antes de ser um religioso ele deveria ser um HUMANO e pensar na desgraça que aconteceria a 3 vidas (menina e 2 filhos gêmos) se o aborto não tivesse sido feito. A igreja católica é lixo ideológico, um câncer no nosso mundo.

Unknown disse...

nao gosto de padres e nem de literatura de cordel. excomunhao? e dai? nada disso existe e tudo nao passa de folclore e de um jeito da igreja ganhar mais algum.

Hique disse...

Amei a historinha.
Deveria ser pregada na porta das igrejas,
Apesar de eu ter a religiosidade bem presente na minha vida, não deixo de ter uma visão claro do problema. O homem não sabe ter religião.O homem não entende Deus.

kuandr disse...

talvez seja por esse motivos que ando meio discrente, nao em deus mas nas pessoas que se dizem pregar sua palavra...


é lastimavel ...



belo post amiga

abracos



www.kuandr.blogspot.com

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO