terça-feira, 19 de maio de 2009

Fractais: natureza, arte e ciência

A geometria fractal é utilizada para descrever diversos fenômenos na natureza, onde não se consegue utilizar as geometrias tradicionais. Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

Um exemplo clássico que você pode observar aí em sua casa mesmo é um samambaia. Veja como o formato das folhas se repete nas partes que as constituem.


A primeira vez que vi um fractal (na revista Superinteressante, quando ainda prestava!) eu tinha entre 15 e 16 anos e me apaixonei. Meu interesse por Matemática já era grande e aumentou ainda mais após observar aquelas figuras intrigantes. Não segui carreira na área, pois na minha cidade não havia o curso de Matemática e acabei não me envolvendo mais com o "mundo" dos fractais como tinha vontade. Mas continuo apaixonada por essas formas e já estava passando da hora de eu registrar isso aqui, a beleza desses objetos que reúnem natureza, arte e ciência.

Vejam alguns exemplares lindíssimos e observe a repetição das formas em escalas decrescentes.








Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

8 Comentários:

Rodrigo Piva disse...

Incrivelmente fascinantes!!

Abraços

ivandro disse...

Daria para ter estas imagens,feitas em um quadro em casa ficaria bem moderno.

Alexandre Brendim disse...

O cara que criou os fractais, devia estar muito loko, ehheheheheheheheheheehhehehehe

Leire disse...

Que bacana! Eu não entendo nada de matemática, nem sei como se aplica à essas formas. Mas a visualização delas é fenomenal!

Grande abraço!

Érico Skywalker disse...

Incrivelmente fascinantes! Realmente uma obra de arte!

Victor S. Gomez disse...

lindas imagens. bj

Tolerância Zero disse...

úutz..muito foda mesmo...mais uma palavra pro meu vocabulo!

Erich Pontoldio disse...

Imagens maravilhosas ... adoro esse tipo de arte

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO