segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Twitter tem alguma utilidade?

Que diabos é Twitter? Pra que serve aquilo? Tem alguma utilidade ou é só futilidade?

Na semana passada uma amiga virtual que conheci no Orkut resolveu que não usaria mais aquela rede social, pois se encheu de tudo por lá, das pessoas que a aborreciam, etc. Tratou logo de mudar seu nome no Orkut para "Mudei. Fui para o Twitter.", para que todos saibam onde encontrá-la. Quando, numa certa comunidade, ela comunicou seu novo endereço, um amigo respondeu:

- Removi o meu ontem.

Eu perguntei:

- Por que?

E ele:

- Sinceramente... não consegui entender como funciona aquilo. Parece algo meio que inútil.

Essa conversa foi o que me fez querer fazer um post (mais um para a blogosfera!) sobre o Twitter, a nova moda da internet que já conquistou e viciou os brasileiros!

Não vou ficar aqui dando explicações técnicas, pois teve mais gente que fez isso. O que quero fazer é falar de algumas coisas que tenho visto por lá e que possam ajudar a esclarecer os leitores e amigos se o Twitter tem ou não utilidade.

Primeiro, uma apresentação que explica muito bem o que é e para que serve o Twitter, que encontrei no blog Templates para Você.

View more presentations from auricola.

Queria também indicar a vocês o blog Dicas Twitter (de Juliana Sardinha, editora do Dicas Blogger). Lá é o lugar certo para você conhecer tudo sobre o microblogging.

Bom, agora vamos à minhas impressões. Entrei no Twitter já faz um bom tempo, mas só comecei a usar agora, pois não haviam muitos brasileiros por lá e não tinha graça ficar lendo postagem de "gringo"! No início eu fiquei achando tudo meio besta. Ficar bisbilhotando a vida dos outros e sendo bisbilhotada não me agradou. Até que comecei a ver que no Twitter há mais que isso. É um lugar de troca de mensagens rápidas, mensagens curtas e objetivas e isso dá milhões de possibilidades! Você pode ficar sabendo o que aquele seu amigo ou uma celebridade está fazendo naquele momento. Pode divulgar seu blog, pode compartilhar rapidamente um texto interessante que leu, uma imagem, um vídeo, qualquer coisa! Pode acompanhar perfis de lojas online e ficar sabendo rapidamente sobre suas promoções, acompanhar notícias e disseminar ideias. Enfim, pode-se fazer quase tudo!

Você pode até dizer:

- Ainda não me convenceu da utilidade daquele troço!

Ok, mas muita gente também não sabe que o Orkut não é só um local para você mostrar suas fotos aos seus amigos e parentes. É um local de interação muito interessante para quem busca mais do que isso. E o Twitter tem uma vantagem em comparação com o Orkut: você só lê o que quer! No Orkut, quando você participa de uma comunidade, às vezes tem vontade de mandar um monte de gente pastar, mas não pode. No Twitter, se você não gostou do que alguém postou é só parar de seguir aquela pessoa! É o chamado unfollow, que magoa muita gente, mas é tão útil!

Uma coisa que temos visto (e até comentamos outro dia por lá) é a quantidade de pessoas que não sabem usar o Twitter e entram só para tietar as celebridades, achando que vão ficar amiguinhas delas! Não vão! Os artistas que estão no Twitter (e são muitos!) agem da mesma forma que nós, meros mortais: só conversam com quem conhecem! Não adianta a pessoa ficar mandando mensagem e enchendo o saco, pois eles não se dão ao trabalho de responder. Estão errados? Talvez sim, talvez não. Depende da situação. Se eu fosse artista também não sairia respondendo tudo. Imaginem a quantidade de mensagens que eles recebem! hehehe Então, não se magoe se algum ídolo seu não lhe @ ou não lhe RT!

E, por falar nisso, para usar o Twitter é preciso conhecer a linguagem utilizada por lá, senão a pessoa fica boiando! Eu já cheguei a olhar uma mensagem e achar que era um idioma alienígena! São tantos símbolos (@, #, etc.), tantas abreviações (RT, FF, e por aí vai!), tantas expressões próprias (baleiar, twittar, etc.) que a gente fica perdido! Então, se você está querendo se cadastrar, sugiro que dê uma pesquisada antes de começar a usar o Twitter.

Com o crescimento do uso do Twitter, algumas ferramentas foram surgindo para facilitar o trabalho de quem utiliza o microblogging. O Twitpic faz uma imagem enviada por você se transformar num link no Twitter facilmente. O Twitter Feed atualiza seu perfil com o que você escolher, através do feed do site que você quiser compartilhar. Existem outras tantas, mas não vou citar todas aqui para não aumentar ainda mais o post!

O que quero dizer com essas poucas explicações que dei é que o Twitter é útil para quem faz dele útil. E, por útil, quero dizer algo que tenha importância para você, pois cada um que lá está tem uma forma de pensar e agir, e, assim, uma noção diferente do que é utilidade. Se você não vê utilidade no Twitter, não se cadastre, não entre lá! Não é porque está na moda que todo mundo tem que aderir!

Mas, se você resolveu entrar nessa onda...




P.S.:
Essa é a imagem que aparece quando o Twitter dá erro, quando as postagens são tantas que congestionam o sistema. Por isso dizemos que o Twitter baleiou!


Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

12 Comentários:

Alexandre Brendim disse...

Eu não entendo o twitter....

Tolerância Zero disse...

muito bom o post.... ainda muita gente nao conhece o twitter.. só fico puto cquando a galera us ao twitter pra bater papo ..pqp

Tolerância Zero disse...

muito bom o post..muita genet ainda nao sabe pra que realmenet serve o twitter,,,,,, só fico puto quando a galera usa pra bater papo..pqp

Anônimo disse...

O post ta ótimo , eu realmente nem sabia pra onde isso vai, vou ver se consigo fazer isso hoje !
Um abraço !

Anônimo disse...

Eu não entendo o twitter....[1]

Uma mentira contada muitas vezes acaba virando verdade

Alcione Torres disse...

Para entender o Twitter tem que usar. Não tem jeito!

Erich Pontoldio disse...

Eu tbm estou lá e te seguindo...pra falar a verdade acho q é mais uma maneira de "gastar" tempo...ficar sem fazer nada ... recebi algumas visitas no meu blog por causa do twitterfeed e nada alem disso.

Wendell Sacramoni disse...

Alcione, concordo completamente ctg. tenho vários amigos que ficam falando mal do twitter, que isto não serve para nada e tal.

Mas a grande verdade é que o twitter não serve para eles e temos que respeitar isto da mesma maneira que eles devem respeitar o opinião de quem gosta da ferramenta.

VonNaturAustreVe disse...

O twitter é muito viciante, quando aprende a usar e "pega o jeito da coisa" fica difícil parar de twittar por um dia se quer.

Thiago Blauth Ferreira disse...

Gostei Alcione, quem não tem interesse em explorar o Twitter para fins mais úteis é melhor ficar de fora. O valor do Twitter esta na viralização do conteúdo. Imagina usuários seguindo você se você não posta nada?! É perda de tempo e a intenção é reduzir o espaço x tempo!

Utilidade são muitas, e muitas outras surgiram, mas temos grandes cases de empresas que já utilizam o Twitter pra prospectar clientes. Talvez nosso maior case e talvez o maior do mundo seja o da Tecnisa que foi parar nas capas dos principais meios de comunicação que comentam sobre o Twitter, a Tecnisa vendeu um apartamento no valor de nada mais nada menos que R$ 500 mil reais para um cliente que foi prospectado no Twitter! Vejo muitas empresas criando ações especificas para o Twitter, promoções, descontos, brindes por cadastros, etc., o Twitter vem forte e ter cabeça aberta pras possibilidades talvez garanta bons retornos em longo prazo.

Eu pude constatar dando uma olhada nos gráficos do CensoBR do http://www.twittercentral.com.br/censobr/ nos "Dados de acessibilidade" que a grande maioria utiliza o Twitter no trabalho, então é mais que claro que o Twitter pelo menos no Brasil já é uma ferramenta muito utilizada no meio corporativo. Vejo muita gente falando em networking e acho que nessas circunstâncias o Twitter é uma excelente ferramenta para networking.

Acho que vem muito mais por ai... t+ mais galera.


Paz no coração e Luz na razão.

Unknown disse...

Alcione, ainda aprendendo, mas tô por lá!

http://twitter.com/blogdaberenice

Madalena Carvalho disse...

Excelente este post. Eu uso o twitter todos os dias como ferramenta de trabalho e já fechei negócios por ele. É mexer, aprender e gostar.
Madalena - @madalenacarvalh

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO