sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E para as Olimpíadas? Tudooooo!!!!


O Brasil chegou lá: conseguiu eleger o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O brasileiro torceu muito por isso. Menos eu.

Não é que eu não apóie as Olimpíadas no Brasil. Acho que temos que ter Olimpíadas, Pan, Copa, Carnaval e tudo mais que se possa pensar. O que me incomoda é ver como é fácil destinar tanto dinheiro para um evento como esse. E quando se fala em dar condições dignas de trabalho a professores e policiais, por exemplo, pagar um salário condizente com o trabalho desenvolvido, o governo chora tanto!

Li hoje no UOL que o governo se prepara para gastar 25,9 bilhões de reais com os Jogos Olímpicos e que o dinheiro existe! (Leia a matéria sobre o assunto). Claro! Aí fica tudo muito fácil! Mas quando o pobre que ganha 1 salário mínimo reclama que o dinheiro não dá para cobrir suas necessidades básicas o discurso é sempre o de que o rombo nos cofres públicos seria muito grande e não há possibilidade de ser diferente.

Mas a desculpa para o tratamento diferenciado também já é velha: um evento como esse traz muito mais dinheiro para o país do que o que se gasta, além de outros benefícios. Concordaria com isso se ao final dos Jogos tudo o que for de lucro não fosse para os bolsos dos corruptos e aproveitadores de plantão e sim para quem é de direito: os verdadeiros cidadãos brasileiros, aqueles que acordam cedo, batem ponto, pegam fila, trafegam por estradas esburacadas e se desesperam em busca de um atendimento médico que sequer supre suas necessidades!

Além do mais, dar saúde e educação ao povo não dá retorno financeiro. Claro! Com gente esclarecida e saudável, como os políticos vão fazer para enganar e embolsar o dinheiro do contribuinte? O rombo nos seus cofres seria imenso mesmo! Tá certo!

O senador Cristovam Buarque disse algo muito importante hoje no Twitter:


"@Sen_Cristovam: Há dinheiro para a Copa, Olimpíadas e PAC. Não há desculpas para não haver dinheiro para a educação."

Isso resume tudo. Desculpas não são mais aceitas (ou, pelo menos, não deveriam ser!). Vamos ver o que será daqui para a frente. Vamos ver se surgirão novas desculpas ou se a cara-de-pau do governo se manterá, conservando as velhas! Alguém topa uma aposta? Eu aposto na manutenção das antigas desculpas, pois políticos estão se lixando para a opinião pública mesmo! Sabem como o brasileiro tem memória fraca. Aliás, acho que o salário de fome é uma estratégia muito boa para manter as memórias fracas. Sem uma boa alimentação o cérebro não funciona direito. Hummmm, agora entendi!

Bom, é isso aí. Que venha a Copa, que venham as Olimpíadas. Depois delas, "tudo como dantes no quartel de Abrantes"... para o povo, que foi quem pagou a conta dos Jogos!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

24 Comentários:

Guilherme Freitas disse...

Concordo com você Alcione. Sempre fui contra o Rio 2016. Trabalho há anos cobrindo eventos esportivos e há pouco investimento neles. Além disso, o Brasil tem outras prioridades como você colocou no texto. Não podemos voltar no tempo, então vamos torcer para que a Olimpíada traga mais desenvolvimento não só no Rio, como no Brasil todo. Abraço.

Dual disse...

só vc não..eu tbm não keria..o rio não tem o minimo do minimo de segurança nem pra uma reunião de alguma rua residencial quem dirá pra sediar uma olimipiada..e outra..educação? nem comento..

tiro ao alvo será com cidadãos, corrida dos 300 metros serão de bandidos fugindo da policia(se tiver) entre outras modalidades exclusivas pro rio! :)

Luiz Eduardo Ximenes disse...

Queria ser dono de Empreiteira hoje.
hehehe

qualquer coisa!

http://luizximenes.blogspot.com/

Charlie disse...

eu queria o rio como sede

é que isso nao vai.. ajudar mto o brasil

nao resolverá os problemas
nem a desigualdade social totalmente presente

moradia, educação.. desacredito numa solução pra isso

e os impostos intons...

ai ai, só de pensar @____@

~~
http://alumiina.blogspot.com/

Dayane Pereira disse...

COmpartilho da mesma opnião que vc. Sou tão interessada nesses assuntos que só fui saber do que se tratava quando anunciaram a "vitória" do Brasil na tv, e o pessoal do meu serviço começou a pular. Eu tb não curti isso, pq penso da mesma forma que vc. A grana que será investida é grande demais.. Nosso país é cerente, não pode querer se nivelar a Tóquio], por exemplo, que tem estrutura para suprir as necessidades da população e sobra para eventos como esse!

Ps: Pensei em postar algo sobre isso, agora fiquei inibida, vc falou tudo! Rs

Alcione Torres disse...

Não, eu não disse tudo. E acho que você deve postar sobre o assunto sim. Quanto mais gente para falar verdades melhor!

Vini e Carol disse...

Eu sou a favor das Olímpiadas no RJ, maaaaas, só se não me roubarem! rs.
Mas, como roubarão muito da gente, eu fico com um pé atrás! Já pagamos tanta coisa, tanto imposto, e agora teremos que pagar para os gringos se hospedarem com segurança...
É foda.
Abraços.

Rodrigo Piva disse...

Essa frase do Cristovam foi muito feliz. Só há dinheiro para o que vá gerar ainda mais dinheiro para "eles". E enquanto isso vamos pagar as contas. Espero que não reclamem dos altos e novos impostos que com certeza virão para pagar a conta da festinha que vai transformar o Brasil num país de primeiro mundo...

Abraços

Anônimo disse...

Não concordo quando diz: "O brasileiro torceu muito por isso. Menos eu."
Não permitirei que você carregue sozinha este fardo, aliás, eu também escrevi a respeito e talvez não tenha sido tão educado como você foi.
Além da questão em sí, não podemos esquecer que as contas do PAN ainda não foram totalmente pagas e a vila Olímpica está abandonada.
Durante o Panamericano no Rio alguns atletas brasileiros não tinham o que comer e o governo preocupado apenas com marketing.

Lily Ribeiro disse...

Eu também não queria isso, mas fazer o que. Agora é esperar os gringos reclamarem quando forem assaltados hehe
Realmente, é muito dinheiro a ser investido...


by.: http://lilyribeiro.blogspot.com/

Philipe Satheler disse...

Nossa, adorei seu texto! Tbm não sou muito a favor delas ocorrerem aqui no Brasil, primeiro lugar mesmo tem que investir na educação!

T+

---

http://www.sbtbr.blogspot.com/

Matheus disse...

Concordo com você e com o Senador, é uma vergonha isso, pra se auto promover com eventos a diabo a quatro eles estão cheio de dinheiro, agora quando o assunto é saneamento básico, educação, segurança e etc ai isso seria uma despesa absurda e desnecessária.

Renê disse...

É estranho adotarmos uma postura negativa, diante de uma conquista tão importante para o país. Que as olimpíadas deixam um legado sem precedentes, é fato. Que muitos jovens se voltarão para os esportes, também é fato. Porém, desde que a inspeção popular seja feita sobre marcação cerrada. E é aí que a coisa fica feia. O brasileiro sabe criticar quando aparecem problemas, mas não sabe agir. A corrupção vai comer solta neste dois mega eventos. Eles serão realizados aqui, não há mais o que se fazer qunto a isso! Então, fica a pergunta: como vamos nos comportar diante das falcatruas que vão aparecer?
Pizza????

Anônimo disse...

A desculpa vai ser sempre essa q vc falou...]

Da uma olhada no ranking:

Brasil
5º Maior país e população

10º Maior economia

74º Em educação

Ai naum da...

David Aragon™ disse...

Esse discurso de opor grandes eventos à investimentos em saúde e educação é puro clichê.

E nem adianta argumentar com as pessoas que pensam assim dizendo que grandes obras estruturantes mudarão a cara das cidades da Copa e da Olimpíadas, gerando milhões de empregos diretos e indiretos, que para cumprir as metas, teremos de investir mais também em segurança, que todos os equipamentos construídos serão um legado para o esporte nacional, não adianta também falar sobre o impacto gigantesco no turismo e nos investimentos que uma boa imagem internacional trazem para o país.

Enfim, não adianta argumentar de maneira racional, pois esse discurso é muito mais alienante que o discurso ôba-ôba nacionalista de quem hasteou uma bandeira na janela ou fou à praia festejar.

CHINFRAS e TALS

Felipe disse...

Eh concordo com vc e com Cristovao. Eu nao torci nem um pouco pela vitória do Rio.. aff!
Entre no meu blog tb fiz uum post sobre isto!

Anônimo disse...

Querida amiga avassaladora...
Prefiro pensar como Che: Ai que endurecer, pero perder la meiguice, jamas!
Há momentos que precisamos aproveitar as pequenas alegrias... Impostos, taxas, miserias e penurias estão espalhadoas por todo Brasil e pelo mundo a fora... mas esperança e uma visão nova de futuro melhor... é raro!
Adoro fruta de conde ( pinha em alguns estados do Brasil) mas para comer, preciso cuspir os caroços!

Alcione Torres disse...

David

Não nego nada disso que você colocou. O que questiono é por que para as Olimpíadas a verba surgiu tão facilmente e sem choradeira e quando é para se investir em bem estar social se chora tanto?
É inegável que um evento desse porte traz benefícios para o país, mas queria ver o dinheiro dos impostos que pago sendo bem utilizado.

Erich Pontoldio disse...

30 bilhões ... é muito dinheiro ... principalmente na mão de pessoas não confiáveis.
Vamos lembrar do Pan e a farra q aconteceu?

Messias Vilela disse...

Concordo plenamente amigo, passa lá no meu blog, se der e leia o post "aula pra quê?" é exatamente a mesa idéia sua aqui! Muito bom seu blog, estarei te aseguindo, abraços!

Uvirgilio disse...

Apesar de vc não ter comentado no meu blog, estou aqui para mostrar que não sou uma pessoa rancorosa. Brincadeirinha, estou comentando pq sua postagem está ótima, em relação a Copa... Olimpiadas, não fiquei feliz, não vou poder ir mesmo. A eliminatória que teve aqui em Salvador foi carérrima. Foi comovente o choro do Lula, queria ver se ele também choraria ao saber que nosso país que faz parte das 20 maiores economias emergentes, ainda tem gente que sobrevive com R$130, 00.

Unknown disse...

oi só quero saver qm é a favor das olimpiadas????=(
eu tbm sou contra essa olimpiadas...
mais tenho q fazer um trabalho de escola...
contra eu axei ...mais a favor num =/
é fogo isso srsrsrsrs

Jaime Guimarães disse...

Oi, Alcione!

Demorei, mas cheguei por aqui.

Pois é, se eu fosse empreiteiro estaria feliz da vida e nem estaria dormindo direito, só calculando o quanto eu iria ganhar com a realização de mega-eventos neste espaço de 8 anos: Copa do Mundo e Olimpíadas! Em 2016 muito empreiteiro se aposenta e garante a renda vitalícia de sua família até a 5.a geração, pelo menos.

Tenho ouvido argumentos dos mais diversos pró-olimpíadas. Claro, alguns coerentes, mas a cara-de-pau principalmente dos chamados "homens públicos" não tem fim, né? Alguns governadores ( RS, PR, CE, MS, SC) chegaram a entrar na Justiça CONTRA o "piso salarial para o magistério" ( a bagatela de pouco mais de 900 conto para os professores). Estes governadores alegaram que isso causaria "desequilibrio das contas públicas" e que feria a constituição ( aquela que prevê saúde, educação, moradia para todos, por exemplo).

Aí você fuça um pouco na internet e vê o orçamento que o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza estão planejando para a Copa do Mundo.Algumas fontes falam em R$ 9 bilhões. Outras em R$ 5 bilhões. De qualquer forma, é uma dinheirama.

Aqui na BA o "governador" quer implodir a velha Fonte Nova e construir outra, novinha, novinha. Mas é incapaz de pagar uma diferença de 200 reais a mais no salário dos professores que esperaram por 1 ano e meio pela "mudança de nível". Sacanagem é pouco para referir-se isso!

Bom, chega que já escrevi demais.

Um abraço!

Alcione Torres disse...

Jaime

Você, como sempre, brilhante.
É esse tipo de coisa que enfraquece a "amizade" entre nós e esses políticos.

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO