sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O baiano e o estrangeirismo

Música muito interessante e divertida de autoria de Carlos Silva e Sandra Regina, que fala sobre o estrangeirismo que cada dia mais invade nosso país.






Não há como fugir totalmente dos termos estrangeiros, mas tudo demais é sobra! Tem gente que quase nem fala mais português. É uma mistura besta de idiomas só para mostrar que é esperta! E muitos se esquecem que a grande maioria dos brasileiros não conhece outra língua.

Mas existem algumas expressões em inglês, por exemplo, que o equivalente em português fica esquisito ou mais complicado de dizer. E é por esse motivo que algumas palavras acabam se "aportuguesando" e passando a fazer parte do nosso dicionário.

O que não dá é ficar valorizando demais o que vem de fora e esquecendo o que temos de bom e de nosso por aqui.

Isso me lembrou a música "Nóis é jeca, mas é jóia":

"Se farinha fosse americana
Mandioca importada
Banquete de bacana
Era farinhada!"

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

21 Comentários:

Anônimo disse...

Interresante mesmo, apesar de um pouqinho exagerado...rs

Passa lá e comenta tb:
http://caopelado.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabéns aos criadores da letra cada dia que passa nosso país incorpora costumes que não é nosso, e utiliza outras linguas e o povo tem que aceitar, é comum em shoppins e qualquer letreiro nomes e termos em outras linguas, acho um absurdo, que este vídeo sirva d eum alerta para esta prática contra nossa lingua mãe

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Arnek disse...

Acho que temos e valorizar a cultura brasileira mas tem horas que não tem como fugir


http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Guilherme Bayara disse...

Eu tenho essa música no meu computador.

Temos que valorizar mais a nossa língua, realmente. Mas tentar fugir de palavras estrangeiras para dizer que estamos valorizando o português é hipocrisia, vivemos em um mundo globalizado.

Mas atualmente no Brasil não se utiliza expressões estrangeiras por simples globalização e sim por razões fúteis.

Suziane Silva disse...

Legal o video!!Sou baiana tambem, realmente as vezes não tem como fugir do estrngeirismo!!Mas tambem não acho que essa influencia vai fazer com que a lingua materna se perca, as raizes são muito fortes.

Anônimo disse...

muito boom!

Erich Pontoldio disse...

A música é show de bola...
Parece que os marqueteiros brasileiros acham que incluir palavras e expressões em Ingles vai ficar mais chique ou chamativo.


Seu post estará linkado no domingo no blog 30 e poucosanos no post links da semana.

Alcione Torres disse...

Muito obrigada!!

Júlio [Ebrael] disse...

Pois é, esses dias tava vendo um vídeo de um curso de como assaltar em "ingrês", para assaltantes e quadrilhas - curso profissionalizante...

Garanto que esse tipo de "curso" é mais procurado que os gratuitos para pedreiro ou padeiro...

E o portunhol hem??? kkkkkkkkkkkkk

Bjs!!

Daniel Rodrigues Gomes disse...

Estrangeirismo é normal, as línguas se criam assim

Editor da Caverna disse...

Muito interessante.. Impoortamos tudo mesmo dos EUA... Aliás eu blog é divertidíssimo, estou ´preso´ nele já há algum tempo... Parabéns!!! Vou seguir e, peço permissão para colocá-lo na lista do meu blog, como blog de interesse...

Abraços!

João Bertonie disse...

UHUASHAUSHAU
Pior que é um caminho sem volta.
Essa tal de globalização vai acabar fazendo com que o português acabe mudando-se para a "modernidade exagerada"

Alcione Torres disse...

Conspiração Ideológica

Não consegui comentar no seu blog, pois você pede confirmação por letras e está dando problema.
Obrigada pela visita!
Que bom que você gostou do meu blog. Claro que pode colocar o link no seu blog. Colocarei o link do seu aqui no meu também.
Abraços.

Ana C. Nonato disse...

É... Com a Globalização às vezes fica difícil fugir do estrangeirismo. Concordo também que tem gente que exagera MUITO mesmo, e às vezes nem precisa ser só para se achar melhor do que os outros...
Um ótimo texto! E o vídeo tmb!

luciana disse...

hahhaa, ja conhecia essa musica, acho que o amigo que me apresentou sabe o cantor. depois lhe passo.

Verdelone disse...

ahauaauahauaha
Não conhecia essa...
Vou copiar e ainda vou publicar no meu blog tb
SENSACIONAL....
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Rubens disse...

Não sou muito contra estrangerismos, mas tem hora que o pessoal passa do limite. por exemplo, qualquer curso hoje em dia não tem mais pausa pro café, tem "coffee break". Precisava disso?...

Edegard disse...

Amigo
Essa é genial..adorei. A sátira é correta e muito engraçada apesar da triste realidade dos fatos. Valeu mesmo...
Um grande abraço

Alcione Torres disse...

Rubens

É exatamente esse tipo de exagero que incomoda.

Anônimo disse...

Tenho um texto sobre o assunto também, esse:

"Florestópolis:

Os estrangeirismos na língua brasileira estão atingindo níveis nunca dantes sequer imaginados.

Ontem mesmo, caminhando por ermo bairro da cidade, deparei-me com estranha placa, em cujos dizeres constava o nome da rua como Floresto-police.

Uma tal americanização, que chega a patamares ameaçadores até para nossa já tradicional engregação linguística."

O enfoque é ligeiramente diferente, como pode-se perceber.

Nanuni Kokoritu disse...

Muito bom o vídeo!

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO