sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O que?



Mais um capítulo da série "Meu Baianês"! Só palavras e expressões ditas na minha região!


Trabalho de Olaia: Essa gíria é exclusividade da cidade de Itagi, onde cresci! Me lembro de Olaia e acho que ela era uma mulher que não fazia muito as coisas da maneira correta. Então, quando a gente comete um deslize, faz algo da maneira mais difícil (Conhecido também como 'trabalho de português"), a gente diz que fez "trabalho de Olaia"!


Custipio ou curtipio: Dar um custipio ou um curtipio, é passar mal, ter um desmaio, essas coisas! Também nunca ouvi isso fora de Itagi. E uma professora minha dizia que existiam dois tipos de custipio: o rajado e o redondo. Um era mais grave que o outro mas não sei dizer quem é quem!


Zarro: Uma palavra que é característica da região de Jequié. Zarro é aquele indivíduo tosco, sabe? Aquele cara que veste roupas brega, esquisitas, usa um chapéu estranho que não combina com todo o resto. Significa também aquele cara que só fala bobagem, piadas de duplo sentido e coisas assim.

Oxe, oxe, oxe, oxe: Sim, são quatro "oxe"! Na região em que cresci a gente fala oxe, fala oxente, mas quando a coisa é grave a gente fala "oxe, oxe, oxe, oxe"!


Apolo: É conhecido como geladinho, juju, dindin, e outros nomes mais. É aquele "picolé" dentro do saquinho, sabe? Aquele que é cilíndrico e muita gente faz usando "ki-suco" e na primeira chupada a cor vai toda embora e só fica o gelo! Quando é feito no saquinho maior ou quadrado, se chama apolão.


Ficar com a cara rodando: É quando a pessoa fica sem graça diante de uma situação. Ex.: Fulano tomou um fora de Cicrana e ficou com a cara rodando!


Perder a chave: O mesmo que "ficar com a cara rodando".


Gorpe: Quer dizer um gole, principalmente de café. Ex.: Vou ali na casa de Fulano tomar um gorpe de café.


Malaquias: É o sujeito esperto, que não cai em esparro!


Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

10 Comentários:

Farofa de Glitter disse...

Kakakakakakaka....muito boa essa hein...mesmo porque eu fui a Jequié e lá é esse tal de Zarro pra tudo quanto é canto.
Tem tbem bater um baba, que é jogar futebol e cumer água, que é manguaçar!!!!

Que tuuudo..adorei...fiquei até com saudade de conversar com as minhas amigas daí!!!!

Osmar Mesquita disse...

hehe muito bom...
eu nasci em salvador mais hoje moro em goiania goias...
muito boa minha Bahia viu...
ehe agora uma expressão que acho legal é "Aooonde" suahsaush


http://bombadigital.blogspot.com/

Fábio Melo disse...

Eu conhecia a do perder a chave, por causa de uma amiga minha que vem da Bahia para Recife todo ano.

=]

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Anônimo disse...

Eu adoro estes regionalismos! É super bacana trocar informações, aprender um pouco. Não conheço a Bahia ainda, mas com certeza irei já sabendo algumas gírias e expressões típicas de lá.
Eu tbm escrevi um post no meu blog chamado "O GAUCHÊS"..rs =D

Adorei teu blog! Tá afim de uma parceria? Se gostar, deixa um recado lá no meu mural, ok? Thanks!
Abração e bom domingo!!! =)

Paulo Fontes disse...

nossa seu blog ta com um visual muito legal, e muito organisado, so acho q esse verde depois de um tempo enjoa neh hehehe

Anônimo disse...

Tem umas girias aí da região q são muito legais

Alcione Torres disse...

Pois é, eu sou muito de ficar mudando de layout, pois enjôo rápido! Mas não é fácil mudar um template, pois já tem tanta coisa agregada nele!
Mas sei que isso vai acontecer um dia! Só prociso achar o template certo para fazer a mudança!

Unknown disse...

É muito bom passar por aqui. Sempre aprendo um pouco mais da cultura de sua terrinha.
http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

Foi bom passar por aqui, pois desde os meus 7 anos que vivo ak em sampa (SP), logo meu linguajar está mais pra Paulistanês do que pra Baianês, algumas eu relembrei, outras nem sabia que existia.
Continuo amando minha terra natal (Araci - BA).
Saúde, paz e sucesso!
Bjoks,
Moura

Leo Baiano disse...

Pra mim sempre foram apenas 3 oxes... rsrsrs muito bom o post

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO