quinta-feira, 27 de março de 2008

Meu baianês II: a missão!


Bom, continuando com os termos usados por minha familia...


AS TODA (ou OS TODO): Quer dizer que tem muito de alguma coisa. Por exemplo, quando alguém lhe pregunta se precisa comprar azeitonas no supermercado e você já tem azeitonas em casa, mesmo que seja meio pote, você diz: "Lá em casa tem AS TODA azeitona!"


BISTUNTA: É aquela coisa feita de qualquer jeito, sem critério, NA BISTUNTA!


BICHINHO: Essa é de minha mãe! hehehehehe! Ao contrário do que você possa estar pensando, não é aquele "Oxente, bichinho!" que você vê em Malhação ao qual estou me referindo! Aqui ninguém fala assim, na verdade! Então, tudo aquilo que minha mãe esquece o nome, ela chama de BICHINHO. E agora, para saber do que se trata? Tem que ter paciência, pois ela nunca lembra o nome das coisas! Exemplo: se eu pergunto onde está a tesoura de unha, ela responde: "Tá lá no BICHINHO!". E ainda pode vir por aí um: "Tá lá no BICHINHO, dentro do COISA!"


DADONDE, OLIVÁ?!: Quer dizer simplesmente "NÃO" ou mesmo "AONDE?", que dá no mesmo! Exemplo: se você pergunta se a pessoa vai a um certo "programa de índio" ou se vai fazer algo pouco provável, a pessoa responde: "DADONDE, OLIVÁ?!". Não me pergunte de onde surgiu isso, pois não sei! rsrsrsrs


P.S.: A imagem que usei nesse post é muito conhecida no munto virtual, mas não sei de quem é. Representa o suicídio de um baiano!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

12 Comentários:

Anônimo disse...

Olá conterrânea, gostei do teu blog, cada expressão estranha tu arranjou hein ? kkkkkk

Até mais!

Luccas Balacci disse...

shashaushau
Dadonde, Olivá é o melhor!
Simplesmente ñ...
xD
abç!

Euzer Lopes disse...

Genial... É tudo o que tenho a dizer.

Yerko Herrera disse...

Alcione, tô retribuindo a visita! Valeu por participar lá no "bichinho", hehehehe! Quer dizer, valeu lá no blogue!

Beijão!

Yerko Herrera.

www.musicapoesiabrasileira.blogspot.com - Cultura não se guarda na gaveta.

www.outrocine.blogspot.com - Outro jeito de ver cinema.

Anônimo disse...

Olá, Alcione

Muito interessante. Vi no Dihitt, mas resolvi fazer o comentário diretamente no seu blog. É melhor assim, não?

Abs

ANDERSON KOCIS disse...

Oi Alcione... tudo bem?!
Muito divertido seu blog... minha mãe também usa uns termos, digamos,"exóticos"... pois ela também é baiana!
Valeu por visitar meu blog e obrigado por colocar um link dele aqui! Colocarei um link seu também!
Grande abraço.

Thaíssa Vasconcelos disse...

Engraçado, como em um mesmo país usando a mesma língua ela se diferencie tanto de região para região.

Na miha sala, da universidade, é uma misturada de todo tipo de nordestino, Paraíbano,Potiguar, Piauiense,Baiano, Pernambucano, Cearense, é a nordestada todinha, e engraçado que às vezes a gente não consegue se comunicar e isso eh muito engraçado, certa vez uma amiga Paraibana pede ao colega pernambucano para ir buscar a "ESCACELA" dela na cela, e o colega pernambucana chega com um horror de coisas pa não sabia o que era escacela.

Problemas que a gente tem tbm com palavras tipo: Gigolê, Quiche, Classificadora, etc etc etc...mto engraçado

Alcione Torres disse...

Essa da escacela me deixou boiando. qui a gente falaria assim:
- Tu sabe o que é escacela?
- Quem souber, morre! kkkkkkkk

Anônimo disse...

"Os todo" e "bistunta" eu ouço praticamente tds os dias. Minha tia fala isso a td momento. Ontem mesmo ela tava tirando pelo na minha sobrancelha na bistunta pq tava sem óculos! E agora ela me inventou uma tal de "sexta-feira da paccion" q quase me mata de rir. Figura!

Alcione Torres disse...

Gente, Juli é minha irmã e ela sabe bem o que tô falando! E acabou de me lembrar outra palavra! Mas deixa pro próximo capítulo!
rsrsrsrssrs

Unknown disse...

Bom eu sou baiano :)
o esclarecimento sobre a expressão bichinho eu adoreiii
eu acho ridiculo as novelas ficarem distorçendo nosso baianês rsrs

eu esqueci um bichinho que eu ia falar rsrs

Bjooo


quiser comentar lá ou até fazer troca de links fica a vontade :)


Blog de Estudo, o blog muito mais estudo!


http://www.blog-blogdeestudo.blogspot.com/

Jorgeana de Cuité disse...

Lógico que é normal,hj sai na rua em pleno Rio de Janeiro, pra comprar uma escacela, só não entendi pq ninguem tinha...rsrsrsrs ou será q não me compreenderam??? pq eu só brasileira tb, paraibana de Cuité!!!!

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO