segunda-feira, 19 de maio de 2008

Meu baianês III: o amanhã nunca morre!


Lá venho eu com mais termos usados na minha família. Vou lembrando e anotando ou minha irmã e meu marido ficam me lembrando para eu colocar aqui! Eles adoram! rsrsrsrs


SEMBRANTE: É a sobrancelha! Isso é coisa de minha tia!!!

PIRITA: É o mesmo que "estar se sentindo bem". Minha mãe fala muito isso quando esteve sentindo alguma dor, esteve doente. A gente pergunta como ela está agora e ela responde: "Ah, minha filha! Agora tô PIRITA!"

PUSTEMA: É uma ferida, um furúnculo, qualquer coisa que possa estar inflamado ou infeccionado na pele. Minha tia chama isso também de CATAPRASMA! rsrsrsrs

ESPADUADA: Quer dizer que a pessoa está com dores na coluna, na bacia, nas pernas, tem dificuldades de se locomover, se mexer, etc. Geralmente, quando a gente faz faxina em casa fica toda ESPADUADA!

PASSADO PELO RABO DA MULA RUSSA: Quer dizer que aquela criança, ou animal é muito danado! Eu estou com um filhote de cachorro aqui em casa que foi PASSADO PELO RABO DA MULA RUSSA! Ele é muito sapeca! Minhas irmãs também eram assim quando crianças! hahahaha. Mas adolescentes e adultos também podem ser. Depende do que aprontam!

PARAMBEIRA: Quer dizer por aí, em qualquer lugar. Se você perguntar a alguém lá de casa onde está meu pai (ele costuma sumir bem na hora que minha mãe coloca o almoço na mesa!), por exemplo, e ninguém souber onde ele está, alguém responde: "Tá nas PARAMBEIRAS!"

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

14 Comentários:

Bruna Assis disse...

Parabéns pelo blog, muito bom, muito bom mesmo...

Dá uma passadinha aí.. http://dizendoaovento.blogspot.com/

Beijos

Se Liga Jovem disse...

Brigado pelo recado no meu blog e adorei o seu blog viu!


Abração ;)

blog disse...

Família é isso mesmo.
Terminologia própria. Mas "pustema" é dicionarizado pelo Caldas Aulete.
E a definição é essa mesmo: "pústula", "furúnculo".

Valeu.

Newton Flamarion disse...

Pustema hahaha que droga prefiro falar ferida mesmo, rssrss meu pai é baiano eu ganhei dele um dicionário baianês é uma comédia, vende-se muito isso no pelourinho haha fui...

Alcione Torres disse...

Ainda bem que, pelo menos PUSTEMA, a gente usa corretamente! rsrsrs
Valeu pela explicação!

Rafael Tupiná disse...

pustema acho q ganho hein

kkkkkkkkkkkkkkk

mt bom
vivendo e aprendendo
quem disse q blog nao e cultura???


da uum look la no meu blog tbm
la tem post e layout novinho
http://culturatups.blogspot.com/

bjos

S. disse...

viva a diversidade cultural brasileira!!!!!
Sabe que hj estou espaduada???
hunf...
tudo de bom!
att
Su

Morales disse...

oi...finalmente consegui fazer o banner e coloca lá, o banner não fico muit legal ,as depois eu vo coloca outro, mas obrigadão pela ajuda!!!!


http://www.deirisadas.blogspot.com/

Ramon Steffen disse...

Aekapoekpoea
adoro essas gírias locais, no caso familiares,hehe.

Parabéns pelo blog

Flá Romani... disse...

Gostei do post... alias adoro seu blog viu!!!!

:)

Anônimo disse...

muito bom,,,,,,,,,aushaushuahsuah

vou linkar vc!!!!

Anônimo disse...

Que interessante tudo isso.
As expressões regionais acho muito legal!

http://oitentando.blogspot.com/

Anônimo disse...

AOkasoaskasoskos .. mto show o sotaque baiano

XD

-
VISITE · WWW.XISDE-XD.COM

Unknown disse...

o gauches também é complicado, dito por um guasca de fora...um povo e diversos costumes.

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO