terça-feira, 19 de agosto de 2008

Criando um banner animado em GIF

Sempre vemos vários banners de divulgação de blogs animados. Achei que fosse uma coisa dificílima de fazer, mas não é! Procurando por aí achei um tutorial no blog Onlytutorials que indica um ótimo programa para criar gifs animados. Transformar o gif animado em banner para divulgação do seu blog é moleza!

Fiz o banner do meu novo blog, Desafio.com, assim como vou explicar. Veja como ficou:




Então, como diria "Jack, o estripador", vamos por partes!

1. Baixe gratuitamente o programa Beneton Movie GIF aqui e instale em seu computador.

2. Esse banner aí em cima é no tamnho 125x65 pixels. Antes de começar a usar o programa, você precisa criar as imagens que irá usar na animação, todas do mesmo tamanho. No caso do banner acima, usei essas 3 imagens:


3. Bom, agora vamos ao programa. Abra o Beneton Movie GIF e clique no ícone OPEN A FILE (pastinha amarela), marcado abaixo em vermelho. Escolha a primeira imagem que quer utilizar em sua animação.




4. Para escolher as próximas imagens a serem utilizadas na animação, não use mais o mesmo atalho. Agora clique no ícone ADD BLANK FRAME(S) FROM A FILE, marcado em vermelho na imagem abaixo. Escolha as outras imagens que usará na animação.



5. Depois das imagens abertas, a sua animação já está quase pronta. Só falta agora ajustar o tempo em que cada imagem aparecerá. No DELAY (marcado em vermelho), marque quantos centissegundos você quiser para cada imagem. Lembre-se que cada segundo equivale a 100 centissegundos. Então, se você quiser que a imagem apareça por 1 segundo, deve colocar 100 no DELAY. Se quiser que apareça por meio segundo, coloque 50. E assim por diante. Vá clicando nas imagens da parte de baixo para determinar o tempo para cada imagem. Após determinados os tempos, você pode ver como ficou, clicando na seta verde (play), marcada em vermelho na figura abaixo. Para parar, clique no quadrado ao lado da seta (stop).



Perceba que, ao lado do local onde aparece a animação, existe um quadro com várias carinhas. Eu não usei nenhum desses efeitos para o banner que coloquei acima. Fiz somente o que expliquei para vocês até agora. Mas você pode brincar o quanto quiser e obter o resultado que deseja, utilizando as ferramentas NORMAL EFFECTS e ANIMATED EFFECTS.
6. A sua animação ficou do jeito que queria? Ok! Agora é hora de salvar seu trabalho. Clique no ícone SAVE ANIMATION AS GIF, marcado em vermelho na imagem abaixo. Depois clique em OK e escolha o local onde quer salvar sua animação. Aguarde um momento e clique novamente em OK na nova janela que aparecerá.


7. Agora que você já tem o arquivo GIF é hora de criar o banner. Para isso, veja este tutorial que fiz há algum tempo aqui no Sarapatel de Coruja. Caso queira fazer aquela caixinha LINK-ME, em que aparecem o banner e o código para as pessoas usarem em seus blogs, use este outro tutorial.
Espero que você consiga fazer o seu banner em GIF! Qualquer dúvida entre em contato.

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

22 Comentários:

Franklin Morais Moura disse...

Parabéns por esta iniciativa, é uma coisa que muitos querem saber, inclusive eu e não encontramos a informação facilmente.
Fica com Deus e parabéns mais uma vêz pelo sucesso de seus Blogs.

Eddy disse...

Parabens pelo blog e pelo post realmente muitas pessoas gostam de gifs e nao sabem o que fazer ou o melhor programa.

Sorte e sucesso.

Abraços.

Alexandre Silva disse...

Acho que meus dias de blog sem banner estão contados...eu só sou meio preguiçoso pra botar a mão na massa, mas acho que animo a fazer...
Mta gente tem dúvida sobre como fazer esse tal banner, esse post seu vai ajudar mtos curiosos...rsrs
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Anônimo disse...

wow.. otimo tutorial.
:}
pra leigos como eu, é uma boa.
e Ah, tu é a dona do Desafio.com ?
^^
eu passo la sempre que lembro.
Muito bom o blog.
:D

Jhennifer Cavassola disse...

Bacana!!Eu baixeiaqui, depois vou instalar. Fica com Deus, beijão

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

Bom tutorial, estava qeurendo saber pois pretendo usar tal artifício em meu blog mais à frente.
bjs e fique com Deus, na Paz

Anônimo disse...

Otimo post... utilidade maxima!

xD

Abraços

Osc@r Luiz disse...

Boa pedida!
Eu não sei fazer...
Quem sabe agora aprendo.
Beijo!

Jhennifer Cavassola disse...

Oii!! É o seguinte, iniciei uma brincadeira no meu blog e passei para mais 4 blogs, o seu está incluido. Beijossss :)

Jhennifer Cavassola disse...

Okk então!! eu vou passar pra outra pessoa ta? beijos, fica com Deus :)

Luciana disse...

Oi, Alcione!

Que show, sua explicação. Procureio esses dias por um post que explicava esse mesmo programa tb, mas não consegui entender bulhufas! Com a sua explicação, ficou simples e vou fazer uma experiência no fim de semana.

Mais uma vez, parabéns!!

Beijos

Luciana

http://curiososecia.blogspot.com/

Nélia Botelho disse...

Bom dia!
Cheguei aqui através do Observatório para o post do banner animado que andava procurando há tempos.Vou levar as indicações para tentar fazer.Espreitei por aqui e apreciei muito o seu blog. Vou voltar pois tem temas muito interessantes.
O meu é de crochet , mas ia apreciar a sua visita.
Bom domingo
Nélia

Anônimo disse...

ôpa! blz? Graças a vc consegui criar meu prórpio "link-me" =D

Obrigado! Parabens pelo blog!

Sempre vou visitar!

Joysticking disse...

Oie! gostei do blog, muito bom.
a dica é otima mais to com duvida pq quando vou colocar o banner no blog ñ pega ela fica como se foce uma imagen ñ fica como animação ajuda favor!!
www.joysticking.blogspot.com

Erich Pontoldio disse...

Ja tentei fazer em outros sites e nunca consegui ... sempre fica terrível ... vou tentar neste que vc sugeriu pois parece ser mais fácil mesmo

Juca disse...

boa a dica mas eu to com dificuldade pra upar a imagem pq pede o link da imagem, dai eu upo a imagem e coloco o link e num da, sabe qual o probs?

Juka

Anônimo disse...

Cara você arrasou, vlw !
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e achei muito bom. Esta semana fizemos uma matéria e seu blog foi citado com o propósito de demonstrar o quão importante ele é para a sociedade blogueira.Gostaria de convidar para acessar e conferir a postagem desta semana: Lançamento e Felicitação 2009.
Fizemos também uma mensagem especial de fim de ano para nossos leitores.
De repente poderiamos até mesmo linkar nossos blogs pois gostei realmente do seu.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Anônimo disse...

Bom o blog é bom sim, ateh o tutorial mais não consegui instalar o programa que raiva, tenho um site, world.hackers.zip.net qm tiver a solução entra lah e me de uma dica! abraços

Anônimo disse...

quem quiser um banner de graça visite esse blog:http://ganheumbanner.blogspot.com/

TC.Tecno disse...

OIiiiiiiiiiiiiii
estou te linkando´;)
vlw

Unknown disse...

iae amigo meus parabens pelo post foi muito bem esplicado mesmo eu fiz um e fico legal olha ele ai. http://descarregafacil.blogspot.com ve se fico bom

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO