segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Peguei um vírus por falta de pontuação!


Todos já ouviram alguma piada sobre uma guerra perdida por causa de uma vírgula. A todo momento vemos na internet piadas como esta:

Onde você coloca a vírgula, na frase a
seguir?

"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura".

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois da palavra mulher. Mas se você for homem, certamente colocou a vírgula depois da palavra tem.


A gente acha que essas coisas só acontecem mesmo nas piadas! Mas hoje estava dando uma olhada no blog Pimenta com Dendê e vi uma postagem sobre o título de uma notícia que saiu no G1. Era assim:




Lendo isso a gente fica imaginando como um morto tentou fugir, mas na verdade o cara foi morto porque tentou fugir! Não teria sido mais fácil escrever:


"Brasileiro foi morto nos EUA ao tentar fugir."?


Todo mundo entenderia e não pareceria coisa do clipe Thriller, como o Pimenta com Dendê sugeriu! rsrsrs

O que isso tudo tem a ver com a história? É que, quando li o post do Pimenta com Dendê acabei me lembrando de um episódio que quase me custou a formatação do computador e tudo o que eu já havia pesquisado e escrito da minha dissertação de mestrado!

Estava eu na internet pesquisando artigos, quando um amigo ficou online no MSN. Assim que entrou me disse "Oi!" e eu retribuí. Logo depois, me apareceu uma mensagem com um link. Como já sou malaquias (?), não cliquei antes de perguntar do que se tratava. Sua resposta foi:

- clica não é virus

Como você, caro leitor, pontuaria esta frase?

Eu pontuei (na minha cabeça) assim:

- Clica. Não é vírus.

Só que na cabeça do meu amigo ela estava pontuada assim:

- Clica não. É vírus!

Me lenhei!! Peguei um vírus virado num traque!


Muito cuidado com o que você escreve por aí!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

11 Comentários:

Drax disse...

Oi Menina Retada!!!!,

O Drax recebeu um selo e estamos dividindo ele com o seu blog pois achamos seu trabalho de enorme importância para a blogsfera.Seu blog é realmente retado....

Forte abraço.

Drax Rio
Ednilson

Alex Cristian disse...

=D.... Ótima publicação... to rindo muito... =D...

não custava ele ter escrito "não clica é vírus"... =D...

Na próxima você já sabe... xD... "clica não é virus"... =D...

Abraços,
Al3x Eng

Anônimo disse...

Eu tenho mania escrever com o pensamento lá adiante, ou seja, acabo "engolindo" palavras, vírgulas e por aí vai. Uma dica importante que aprendi quando escrevia matéria para um jornal da cidade, era de sempre reler o texto algumas vezes antes de finalizar. Outra dica é sempre pedir para alguém ler também, pois acabamos nos acostumando com o texto e por isso não vemos os erros.
Abraços!

Anônimo disse...

A vírgula é perigosa... Eu tento sempre reler as coisas antes de postar ou enviar por e-mail mas as vezes escorrego, não tem como... hehe
Beijão

Anônimo disse...

Nossa! Mas que azar, hein?

Bem que o cara poderia ter escrito como o Alex sugeriu.

Jhennifer Cavassola disse...

kkkk maravilha de postagem rss :)
É pura verdade! Tenho até um texto pronto sobre virgula para postar.

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
R$ 23,4.R$ 2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER. Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

conclusão:

eu preciso internalizar este texto porque eu sempre coloco a virgula no lugar errado, sempre sofria na vida academica e continuo sofrendo com isso. não sei porque mas acho tão dificil decorar aquelas regrinhas, eu só gravei tres:
1. não usa-se verbo antes e depois de verbo
2. usa-se virgulas depois de conjunções tipo: mas, porem, contudo, entretando.
3. a virgula separa termos acessórios que servem para destacar, enfatizar uma informação, mas não são essencias na frase.

Anônimo disse...

Essa é boa. Cuidado com o vírus da vírgula! Pode te custar caro...
Abraços.

Erich Pontoldio disse...

ótimo post ... !!!
Realmente escrever é uma arte e uma simples vírgula pode acabar com toda idéia do texto.

Anônimo disse...

HUhauahuaha!!! Sensacional!

Com certeza, um português bem escrito é tudo. Eu tb ficaria na dúvida... E era bem capaz de cometer o mesmo erro. :D

Muito bom o texto, conterrânea. ;)

Bjão!

Anônimo disse...

eu coloquei a vírgula depois de mulher
rsrsrsrs

Eduardo disse...

Muito bom!
Também coloquei um post sobre vírgulas no meu ^^

http://malukoes.blogspot.com/

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO