segunda-feira, 5 de maio de 2008

Como divulgar seu blog

Muitas pessoas me pedem ajuda para a construção de seus blogs, mas se esquecem de que um blog perdido no meio da imensidão da blogosfera, não é nada. Ainda mais se a pessoa pretende ganhar algum dinheiro com ele.

Quando comecei, também não tinha idéia de como divulgar meus blogs, mas muita gente, muitos blogueiros me ajudaram e agora vou passar para vocês o que tenho aqui.

As 3 primeiras dicas, vêm do blog Fique-rico.com. Este blog é muito bom e seria interessante que você o tivesse nos seus favoritos ou assinasse o feed, pois a cada dia, Paulo Faustino posta mais e mais dicas interessantes!

1. Lista de motores de busca e diretórios onde adicionar seu blog. São sites de língua portuguesa que acabam colocando seu blog em destaque nas buscas. Coloque seu blog no máximo de sites que puder ou até em todos. Você verá o retorno!

2. Redes sociais estilo Digg em português. São redes em que você pode enviar resumos dos seus posts e várias pessoas vão ler e entrar em seu blog para conferir aquilo e mais alguma coisa. Uma coisa chata dessas redes é que você tem que colocar manualmente os resumos. O diHITT tem um sistema de indexação automática de posts.(É a minha rede preferida! shhhhh! Fica só entre nós!). Em todas elas, você precisa ter um cadastro para postar seus resumos. Sabe esses botõezinhos no final de cada post do blog, são atalhos para sites como estes.

3. Inserir o seu blog nos motores de busca e agregadores. Este post foi escrito antes dos dois anteriores e foi o post de origem daqueles. Mas, olhando direitinho, dá para encontrar coisas que nos outros não têm.

Bom, depois das dicas de Paulo, agora vou dar as minhas. Esse negócio de colocar os resumos nos sites manualmente é muito cansativo. Ainda bem que existem sites que "puxam" seus posts automaticamente. Nesses sites, além de você dar o endereço de seu blog, você dá também o endereço do seu feed. Daí é que vem a possibilidade de atualizar o seu conteúdo no site, já que o feed é atualizado a cada vez que você posta algo.

Vou passar para vocês os que uso. Esses sites são redes sociais, então é possível se construir redes de amigos e deixá-los sempre atualizados com relação ao seu blog. Por isso, não adianta só cadastrar o blog. Você tem que dar "assistência" ao site, aos amigos que fará lá. As redes sociais indicadas por Paulo têm a mesma característica.





5. Yoomp (Mas só suportam RSS 2.0. Se o seu não é, use o FeedBurner para transformá-lo. Se não sabe o que é o FeedBurner, leia este post. Bom, já se cadastrou e queimou o feed, agora entre em MEUS FEEDS, depois em OPTIMIZAR e em CONVERT FORMAT BURNER. Lá terá a opção de converter para 2.0. É só clicar em ATIVAR e, depois, SALVAR. Procure no cadastro do seu feed, o endereço dele depois de queimado. É algo do tipo: http://feeds.feedburner.com/SarapatelDeCoruja. É esse endereço que você vai usar no Yoomp como endereço de feed.)






Há também um site em que, cada vez que você posta algo novo, pode colocar lá e mandá-lo "pingar" em vários locais de vez. Quebra um galhão!! O nome dele é Blog Ping. E, para quem não sabe o que é "pingar", é fazer com que o site "puxe" seu post, dar uma forcinha. Como se faz isso? Entra lá na sua área do site, onde aparece seu blog, e clique em "ping" ou "pingar", vai depender do site. Às vezes isso é necessário ser feito nas redes sociais que indiquei logo ali em cima, mas, no geral, os sites "puxam" sozinhos mesmo.

Também existe um Divulgador DataHosting muito legal. Você coloca algumas informações que são pedidas sobre seu blog e clica em ENVIAR DADOS. O site manda seu blog para mecanismos de busca de vários lugares do mundo!

Agora, existem também sites e blogs que proporcionam divulgação de blogs por categorias. Você se cadastra e tem acesso a vários blogs parecidos com o seu. Lógico que vai querer dar uma conferida. Então, mais tráfego para seu blog e mais divulgação. As pessoas ficam sabendo que seu blog existe. Já fiz amigos por lá também! Vou passar alguns para vocês:




E sites que não dividem por categorias, mas divulgam seu blog também!



E, por último, um que postei recentemente aqui no blog, o BlogUpp! Entre no link e veja como funciona. Tenho recebido visitas de pessoas por esse sistema, então, funciona!

Ah, quase esqueci! Uma boa forma de divulgar e atrair tráfego e comentários para seu blog, são as comunidades do Orkut! Participo de várias e, vou te contar, dão muito resultado!

Bom, acho que por hoje é só...

Já sabe: teve dúvida, manda um e-mail!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

43 Comentários:

Anônimo disse...

Ótimas dicas... não tenho a pretenção de ganhar dinheiro com meu blog, mas é bacana ter um retorno peloa dedicação que temos...

Carla M. disse...

nossa, acho que é o post mais completo sobre divulgação de blogs que eu já li!!!

só falta eu colocar tudo em prática!

Anônimo disse...

Demorei a comentar pois estava lendo rsrsrsrs.

Adorei as dicas, e estas são muito importens. Estou começando a blogar agora, e estou adorando!


Gostaria de parceria?

www.myteenstyle.zip.net

Anônimo disse...

vlwww
boas dicasss

bom blog
abraçãoo

Luciana Raskolnikov disse...

opa opa opa... adoro novas dicas... facilitam muito e contribuem pacas para que as coisas tomem um curso mais simples, e essa de divulgação é ótima... Prometo testar e depois retornar para contar o resultado... Blog muito LEGAL, parabéns...

ps* poste no ultimo texto do meu blog, escrito por luciana R. ou seja, eu... adorarei seu comentario por lá... bacio...http://banzooo.blogspot.com

Monica Baumann disse...

Legal a sua iniciativa de ajudar os iniciantes, eu tive que descobrir tudo isso sozinha, estou adicionando seu blog no meu, espero podermos ser parceiras, mais tarde eu entro nos sites de divulgação pra te adicionar também. Agora já ta tarde, néh?!
Rsrs... Boa semana pra você. Bjuuu.

Veiga disse...

vlw pelas dicas!!

=)

ED CAVALCANTE disse...

ALCIONE, MENINA SAPECA, CLAAAAAAAAARO QUE EU LI O POST, A REFERÊNCIA QUE FIZ A BRASÍLIA FOI PURO SARCASMO!

Anônimo disse...

Acredito que criar conteúdo de qualidade e interagir com outros 'bloggers', seria uma das melhores forma de divulgar seu blog.

Pois se você cria um circulo de amizade dentro da 'blogosfera', os grandes blogs, sites, mídia e outros. Sempre publicaram seus posts com os devidos créditos e outros sem os devidos. Mas um trabalho bem feito é sempre reconhecido, mesmo que leve algum tempo para isso.

Alcione Torres disse...

Obrigada, pessoal! Espero mesmo que ajude a todos, pois também tive que cavar isso na raça! Tive muita ajuda de gente boa e quis compartilhar essa ajuda.

E, ED, vc é um fanfarrão!!!! kkkkk

Roberto Camara Jr. disse...

Muito bem, garota.
Agora aqui vai uma dica minha para a senhoura - assim para de reclamar que nunca comento no seu blog :P!!!
Para que um link abra em outra página que não a sua, fazendo assim com que o leitor possa continuar lendo, basta colocar "target=blank" (sem aspas) logo depois da aspas atrás do link.
Ex: "http://metiredesteocio.brogui.com"target=blank

Sacou?
Beijos,

Unknown disse...

Muito bom o post Alcione. Bem completo mesmo. A acrescentar mesmo só que quem usa o Twitter tem uma oportunidade a mais, mas demora até ter uma boa audiência.

Um abraço e muito sucesso!!!

Anônimo disse...

Muito boa essas dicas!

Dourado disse...

Eita, agora tenho muita coisa pra ler

Paulo Faustino disse...

Olá Alcione. Obrigado pelos links para o Fique-Rico! Boa sorte com o blog. Está a crescer a olhos vistos :) :)

Leo Silva disse...

vlw pelas dicas,qual a serie de maoir sucesso adivinhe no meu blog
http://leo-sl.blogspot.com/

Rodrigo disse...

Ola amiga vim aqui procurar comu adiciona os links abaixo da postagem e tem um errinho simples nessa postagem ^^ "Acei um site em inglês que explicava, mas não consegui fazer"

Abraços

Helen Fernanda disse...

O post é muito útil mesmo. Adicionei aos favoritos! Com ele também me cadastrei em mais sites e criei uma lista só com links de sites para cadastro gratuitos de blogs.

A lista está no site Cadastre, atualize e apareça. Valeu!

WishList disse...

Muito obrigada por tantas dicas, hoje mesmo já utilizei várias!!!
bjs!

Daniella Souza disse...

Adorei as dicas...
Vou usar algumas! ;)
Obrigada!!!

Bjo

Anônimo disse...

Vlw pelas dicas!




http://angucomtaioba.blogspot.com/

Stanley Marques disse...

Poxa vida! Isso é uma prestação social a todos da blogosfera. Muito obrigado. Entrei em todos os links e divulgarei o Antologia Racional. Brigadão.

http://www.antologiaracional.com/

iti disse...

mto massa suas dicas.. otima para qm esta começando

http://lhmartins.blogspot.com/

Anônimo disse...

suas dicas são quentes mesmo, que pena que eu não descobri antes. Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

mto boas as dicas
vo tenta usar no meu

abraços

Fernando Gomes disse...

ótimas dicas..
com certeza aproveitarei algumas.

Visite:


http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Leonardo Werneck disse...

Boas dicas!!!

natânia carvalho disse...

adorei suas dicas,
vou tentar usá-las ao máximo...
bjus

Anônimo disse...

po vlw me ajudou muito!

muito boa essas dicas

abração !

Anônimo disse...

Alcione,
belas dicas ! Um monte de dicas interessantes .Nossa quanto trabalho tenho pela frente , hehehehe
Obrigada !
Bom domingo para você.

Eninha

Anônimo disse...

boas dica vou aprovitar.
www.autosurfgratis.blogspot.com

Anônimo disse...

todas dicas sao sempre bem aceita....

SHAMPOO ANTI - CARRAPATOS disse...

divulgar seu blog dando comentários aqui tb é uma boa opção o meu site é sobre shampoo para cães mas tem um diferencial É ANTI CARRAPATOS E É NATURAL
http://dr.dog.vilabol.uol.com.br/

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas vou começar a usá-las imediatamente.

Gisele disse...

OLA, ADOREI, ESSE SEU BLOG 'E DE MUITA AJUDA MESMO. PARABENS, VOU COMECAR A USA LAS. BEIJOS CONTINUO COM DUVIDAS DE COMO COLOCAR ISSO E AQUILO MAS VOU APRENDENDO. BEIJSO

Eugeniu Dodonu disse...

excelente

www.mundoleonino.blogspot.com

Luana Barbosa disse...

bacana deeeemais!
ahhhhh...linkei vc no meu blog =D
bom final de semana!!!

LUANA disse...

MUITO BOM ESTE POSTE,MUITO UTIL PARA QUEM ESTA COMEÇANDO,E ATÉ PARA QUEM JA TEM BLOG A MAIS TEMPO SÓ NÃO SABIA COMO DIVULGA-LO!

♥Frann♥ disse...

Quero jogar meu blog na "boca do povo"...rsrs

Blog do Camelo disse...

Gostei muito das dicas, o meu blog precisa ser alimentado com dicas como as que foram colocadas no post acima, porém acredito que pra ser um bom blog precisa-se de tempo para poder se dedicar exclusivamente para o mesmo, é complicado vc fazer cadastro aqui e ali para melhorar a audiência do seu blog, manipular tudo é cansativo e exige como eu jah disse um tempo muito grande, então acredito que para conseguir uma boa audiência, e audiência relevante, aqueles que sempre voltam, é escrever bem, ter um relacionamento legal com os visitantes, com o passar do tempo as visitas aparecem por consequencia desses atos ...

: disse...

Obrigada pelas dicas vou usá-las :)

Renato disse...

Belas dicas! Trabalho com Marketing Multinivel e meu blog está direcionado à esta atividade, então quanto maior for a divulgação, maiores poderão ser os rendimentos! Quem tiver interesse e quiser conhecer o nosso projeto, basta acessar: http://multinivelmilionario.blogspot.com

@Bie_LSantos disse...

Vlw Aee Mano

http://music-stronda.blogspot.com/

Abrç

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO