terça-feira, 3 de junho de 2008

O Sarapatel de Coruja também é baiano!


Ontem, Paula, do blog O Fedor, publicou um post com o título "O Fedor é baiano!" e veio aqui me contar! Achei o máximo e perguntei se poderia também publicar o texto, pois o Sarapatel de Coruja também é baiano! Ela deixou, então, lá vai!



SOU BAIANO

Nizan Guanaes


Quando eu conheci Jorge Amado em Paris, ele me levou para almoçar num bistrô perto do seu apartamento no Marais.

Ao longo do caminho, fiquei pensando em algo bem inteligente para impressionar o grande escritor.

Ao sentarmos à mesa ele disparou: 'Nizan, você já reparou como a bunda da mãe Cleusa é grande?'

A Bahia é assim. Desconcertante. Pense num absurdo,multiplique por dois: na Bahia já aconteceu.

Há em Salvador uma casa funerária que se chama Decorativa e uma companhia de táxi aéreo que se chama BATA (Bahia Táxi Aéreo).

É dentro deste espírito esportivo que a Bahia surpreende desde 1500.

Caetano Veloso me disse rindo que os baianos e os judeus se julgam raças eleitas e (sic) que ambos têm razão.

Se somos ou não raça eleita, há controvérsias. Mas que é uma raça privilegiada não há dúvida. Castro Alves, Rui Barbosa, Jorge Amado,Assis Valente, João Gilberto, Caetano, Gal, Gil, Betânia, Daniela Mercury,Glauber Rocha, Dorival e Nana Caymmi, Raul Seixas, Ivete Sangalo e agora Piti.

Não pode ser coincidência. E não é.

É fruto da energia que o índio enterrou e que o português descobriu misturado com o axé que o negro trouxe.

É essa energia que buscam os cansados, os estressados, os sem esperança, os de alma ou cadeira dura.

E a Bahia os escolhe com sua graça e sua benção.

Dianne Vreeland diz na peça Full Gallop, grande sucesso na Broadway, que o azul mais bonito é o céu da Bahia.Tudo na Bahia tem luz, sobretudo as pessoas.

Que em sua simplicidade, com sua fé, com suas peles negras e dentes alvos, dançam, cantam e iluminam um mundo rico, mas cada vez mais pobre.

Um desses endinheirados, mas pobre de espírito, certa vez resolveu pegar no meu pé, numa festa, e me perguntou:

- Se a Bahia é tão boa, porque você não mora lá?'.

O Orixá me ajudou e eu respondi na lata:

- Porque lá não me destaco, todos são baianos!


Quando li isso aí, lembrei de um post que publiquei aqui há algum tempo, chamado "Coisas que vi em Salvador". É bem assim mesmo! Porque, a Bahia é diferente, mas Salvador extrapola!

Espero que não vejam isso aqui como bairrismo, pois não é mesmo! Não sou disso! A Bahia pode ter muitos defeitos, pode ser pobre, pode ser lenhada, mas adoro isso aqui! Nenhum lugar é como a Bahia! E o Sarapatel é baiano da gema, rapaz!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

4 Comentários:

Geraldo Voltz Laps disse...

Olha eu sou gaúcho, como temos uma cultura diversificada!!!

Adoro nossas nuances culturais!!!

Viva o Brasil e suas "faces"

Abraço

Geraldo
http://www.pharisfaces.blogspot.com

Ana Paula disse...

É isso ai, vc vai lá e eu venho aqui! Mt bom!

Anônimo disse...

alguem já disse,
Não se nasce n Bahia....
se estréia...
parabéns ao seu simpático povo que faz um Brasil melhor a cada dia...
Axe.e muita paz

Vanessa Lee disse...

É mesmo! A Decorativa... Faz tão parte do meu cotidiano, que nem me surpreende, mais!
Tenho um amigo (que mora no bairro) do Pau Miúdo. Ele, brincando, diz que não pode arranjar namorada (do bairro) da Fazenda Grande, nem (do bairro) da Mata EScura. Ele tem que arranjar é (do bairro) da Bela Vista! hahahaha
Precisa nem dizer que sou de Salvador, né?

http://lasanhadeabobrinha.blogspot.com

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO