Como estou escrevendo?
Após ter publicado um post no blog do diHITT sobre os erros de português que são cometidos em blogs, foi criada a "Campanha pelo português correto em blogs", com o objetivo de alertar as pessoas para a importância de se escrever um texto que possa ser entendido por todos que passam pelo blog. Se o blog é em português, que se tenha o cuidado de observar a ortografia, as concordâncias, a pontuação, enfim, as normas da língua portuguesa. Senão o texto vira uma "massa disforme" e poucos conseguirão entender e menos ainda voltarão para ler posts futuros.
Bom, como já expus minha opinião no post de descrição da campanha, resolvi fazer a blogagem coletiva marcada para hoje, Dia do Blog, indicando sites onde as pessoas possam tirar suas dúvidas e que as ajudem a melhorar cada vez mais a escrita.
Só Português: Site com conteúdos, exercícios, provas online, artigos, jogos, curiosidades, fóruns de discussão.
Por trás das letras: Site com artigos, curiosidades, links, textos sobre gramática e lingüística, resumos de livros, tira-dúvidas e muito mais.
Dicas de português: Página da Folha Online com várias dicas do professor Dílson Catarino.
Michaelis: Dicionário Michaelis online.
Brasil Escola: O canal sobre Português do site Brasil Escola traz vários artigos sobre ortografia, expressões idiomáticas, vícios de liguagem (como o gerundismo, por exemplo), uso de pronomes e muitos outros assuntos. É só ir remexendo o site e vai encontrar valiosas informações.
Portal São Francisco: A seção de ortografia do portal traz as regras de uso de várias letras, palavras e expressões do dia-a-dia.
Regras básicas de ortografia: Regras de utilização de palavras como onde e aonde, mau e mal, a e há. Além disso, traz regras de utilização de crase, hífen, acentos diferenciais, etc.
Esses são alguns dos sites que encontrei, e achei melhores, em menos de meia hora de busca no Google. Busque mais, procure levando em conta suas necessidades e encontrarão uma infinidade de sites que podem lhe ajudar.
Tweet | Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades! |
18 Comentários:
Boa iniciativa!
Passa la no Prolixo Lacônico depois
www.prolixolaconico.blogspot.com
Excelente Post.
Devemos sim escrever bem e devemos demonstrar aos nossos leitores que escrever bem é bonito e necessário!
Parabéns pela iniciativa
Um abraço
...hehehehe
oi!
você entrou antes de fazer a postagem...hehhehehe....está lá agora!
=***
tnks pela dica!
bjão
www.cemanosdediversão.blogspot.com
www.semminisaia.blogspot.com
Bem legal! Já vi na blogsfera, palavras como: 'desoculpado'.
Eu já encontrei várias palavras erradas em blogs.
Danilo
O que nos preocupa, mais do que verificar que escreveram uma palavra errada, é perceber que erros grosseiros se perpetuam pelo blog e que, às vezes, nem é possível entender o que o blogueiro quer dizer!
Se você for ler o post que gerou a campanha (ver link nessa postagem) vai ver do que estou falando.
Obrigada pelo comentário.
isso é muito bom
valew a dica!
é sempre bom mesmo está por dentro dessa dicas!
bjus...;)^^ lindo seu espaço, se der passa la e me favorita ok?
www.x-tuddo.blogspot.com
Uma ótima iniciativa. O que tem de coisa errada por ai dá até medo. Tudo bem que ninguém é perfeito e todos nós erramos, mas errar umas 40 vezes em 20 linhas chega a ser abuso da boa vontade!
;*
Musikaholic
Olá, confesso que carrego um certo desdém à Gramática - não à língua portuguesa - entendida como um conjunto de normas e diretrizes para uma escrita dentro de determinados moldes. Mais importante que a Gramática, penso no sentido, e o sentido não está nas palavras mas em nós mesmos, inseridos em um contexto sócio-cultural. Certo é que os erros em excesso tornam difícil a compreensão, mas o "gramaticismo" em excesso esteriliza as idéias.
Infelizmente acho que a Gramática é muito mal lecionada (quem nunca ouviu dizer que "substantivo" é tudo que existe e "verbo" é tudo que designa ação?), de modo que, desde o ensino médio, abandonei tudo que se referia à Gramática, e o que sei sobre grafia correta, concordância, regência e outras normas foi adquirido através das leituras. Não estou imune aos erros como acredito que nem o escritor mais consagrado está; uma leitura atenta hoje que não apresenta "erros" aos nossos olhos costuma ocultar "erros" em futuras leituras. Particularmente isso é o que mais gosto, já que vejo num texto que considero "mal redigido" no passado como uma evidência de como mudamos (nossas idéias, comportamentos, idiossincrasias...).
Enfim, todo esse blábláblá é para provocar um pouquinho, não na insanidade de dizer que a Gramática não serve para nada, mas para dizer que ela não é a nossa "Redenção", que uma certa distância faz bem, do contrário podemos ficar assépticos de idéias e pensamentos.
Aliás, uma das maiores dificuldades dos alunos em redação é saber como construir suas idéias, pois logo no primeiro parágrafo se atolam nas "leis gramaticais", de modo que as dúvidas sobre o "certo" e o "errado" gritam mais que os pensamentos em suas articulações com o saber.
abraços
escrever bem é mais do que essencial
eu jah tinha comentado no outro post sobre a campanha
abraços
http://blogaragem.blogspot.com
boa dica...
como sempre.
xD
Adorei a campanha, amei o post.
Tem de ser assim, mesmo!
Boa semana!
oi. bom dia!!
conheça parte d minhas obras
http://paluzza-artealternativa.blogspot.com/
Estou linkando este post no meu blog
http://magiapoesia.blogspot.com/
obrigada
Cheguei atrasada mas ADOREI...
Vou linkar esta postagem ao meu blog, ok?
Lágrimas e sorrisos
http://julls17.blogspot.com/
Um abração.
"sobre os erros de português que tanto se comete em blogs,"
Dá uma olhadinha aí!
Sei que deve ter sido o teclado...
(Maldito M que não aparece! "Êta pruralzim arretado!")
Também estarei linkando esse post! Achei muito interessante a iniciativa!
Sou péssimo com o português que uso e gostaria muito de ser advertido, como sempre fui!
"Tudo di bão procê"!
Postar um comentário
Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.