quarta-feira, 18 de março de 2009

Coisas que não entendo na música!

Gente, eu sei que esse post pode causar muita confusão, pois poderei ser apedrejada por muitas pessoas que curtem o que vou esculhambar! Mas, como música é uma questão de gosto (e tem gosto pra tudo neste mundo!), não ficarei magoada se discordarem de mim. Só peço para serem cordiais em seus comentários! hehehehehe

1º. Por que ainda endeusam Roberto Carlos e pagam uma fortuna para irem a shows nos quais ele sempre canta as mesmas músicas? Para mim ele não é o maior cantor do Brasil, mas tem muitas músicas boas, todas antigas. As novas são horrendas! Novas que eu digo são as da época em que a esposa dele morreu e ele achou um ótimo meio de voltar a aparecer! Além do mais, como é que alguém pode gostar de um cara (tem muita gente que ama não só o artista, mas pessoa dele!) que não deixa ninguém chegar perto dele se não estiver vestindo a roupa que ele determinou? Tenha dó! Eu tinha muita vontade de chegar perto dele, pedir para abraçá-lo e, de repente, mostrar que estou vestida mesmo é de marrom após tirar o sobretudo azul que usaria para conseguir chegar perto! Queria ver o cara ter um curtipiu rajado! kkkkkkk

2º. Por que tiveram a falta de caridade de dizer para Malu Magalhães que ela canta alguma coisa? A menina, além de não cantar, mal sabe falar, coitada! Vocês já viram as entrevistas dela na TV? Dão dó! Os apresentadores têm que se desdobrar para conseguir fazê-la falar algo que faça sentido! E ela tem dificuldade para entender o que eles dizem! Eu morro de pena, mas é a vida, né? Quem mandou inventar?

3º. Por que alguns programas de TV teimam em colocar Wanessa Camargo para cantar ao vivo e ainda fazer dueto com cantoras como Fafá de Belém? É uma outra falta de caridade! Com ela e com quem tem que ouvir aquilo!

4º. Por que algumas bandas resolveram inventar que tocam forró sendo que não tocam? Essas bandas são compostas por 3 ou 4 vocalistas (fora a bandinha fuleira): um com o cabelo liso e comprido (mesmo que seja à base da chapinha!), uma vocalista muito desafinada, um deles que canta como se estivesse com dor de barriga (geralmente é o cabeludo!) e os outros para fazerem graça. Além disso, nenhuma mulher da plateia tem mais o direito de dançar, pois os homens ficam parados na beira do palco babando pelas dançarinas seminuas. E as músicas? Gente, as músicas não são forró e nem são boas! A cada gravação de CD (cujos nomes são sempre: Volume 1, Volume 2, Volume 476!) só se vê versão de música estrangeira, e versão ruim, mal feita e brega até a alma! Só queria saber se pagam os direitos autorais para Cyndi Lauper, Scorpions e todos os outros artistas dos quais eles se apossam das melodias e as destróem!

5º. Por que muitos cantores de bandinhas adolescentes cantam em português com sotaque americano? Esses caras parecem ter feito curso pelo Youtube com o professor Artur ("Eu também vi o tatu"), mas, na hora em que o professor disse que alguns sons não existem no português, eles estavam jogando bolinha de papel virtual no amigo do Orkut, via BuddyPoke!

6º. Por que alguns artistas que não têm talento para fazer "undarundê"* não se tocam e teimam em fazer? Não é todo cantor ou cantora que consegue fazer um bom "undarundê", gente! Vejam, por exemplo, os seguintes casos: João Bosco, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ed Mota e mais uma meia dúzia que agora não estou lembrando. São artistas que fazem "undarundê" como ninguém! Agora, tentem ouvir os seguintes artistas fazendo "undarundê": Claudia Leite, Wanessa Camargo (olha ela de novo!), Robinson Monteiro (aquele de Raul Gil!), Daniel, Roberto Justus e outros que vocês mesmos podem citar para mim nos comentários! Tenha dó!

7º. Por que muitos dizem que Cauby Peixoto é o maior cantor brasileiro de todos os tempos? De onde tiraram isso? Quem inventou uma miséria dessa?

8º. Por que os artistas vivem reclamando das pessoas que baixam suas músicas em mp3 pela internet se hoje em dia é a melhor forma de divulgação que existe? Está aí a menininha Malu Magalhães que não me deixa mentir! Quanto esses artistas podem ganhar após a disseminação de suas músicas pela internet, aliada a uma boa estratégia de venda de seus shows e CD's, que não precisam ser tão caros? Acho que os artistas musicais deveriam largar seus empresários especializados em tratar com gravadoras e procurar pessoas que entendem de internet, isso sim! Não seriam mais explorados e nem achariam ruim seus CD's serem vendidos a "3 real"! Ganhariam muito mais!

9º. Por que Maria Rita acha que canta? E por que ela acha que, imitando a sua mãe, vai estar cantando bem? Não acho que Elis fosse toda essa cantora que todo mundo diz. Muito menos a filha é! Além do mais, Elis tinha de sobra algo que falta á filha: simpatia!

UPDATE: Deixa eu explicar melhor uma coisa. Quando eu citei a simpatia de Elis, foi a simpatia enquanto cantava, pois não a conheci como pessoa e nem li sua biografia. Ela cantava com vontade, com emoção. Já Maria Rita canta parecendo que está fazendo um grande favor à raça humana, com cara de "eu sou a tal"! hehehehehe

10º. POR QUE INVENTARAM O ARROCHA, MEU PAI??????????????? POR QUE??????


Update (13/08/2010)

Os últimos acontecimentos me obrigaram a acrescentar mais um item à lista:

11º. Por que as pessoas ainda pagam para ver o show de Vanusa?



* "Undarundê" é aquele som que os cantores e cantoras fazem em um dado momento da música quando não sabem o que dizer ou esqueceram a letra ou querem fazer uma gracinha ou cansaram de cantar!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

38 Comentários:

Anônimo disse...

Nota dez para você Alcione. Na música brasileira há cada vez mais porcarias. Tudo produto da mídia. O pior é que as pessoas passam a acreditar nessas mentiras e compram as porcarias que aí estão. Um abraço. Drauzio Milagres.

Márcio Volkmann disse...

Olha !!! Concordo em praticamente tudo. Só discordo da nona questão. rss Primeiro, por gostar de algumas músicas da Maria Rita. Eu não acho ela nenhuma coisa Ohhh, como ela é maravilhosa, mas é melhor que grande parte do que tem por aí. Ela é tímida sim. Muito. Mas, você viu a biografia da Elis? Eu li. E olhe, garanto a você que ela não tinha muita coisa de simpática não. rss No máximo, elas são iguais no comportamento. De resto, assino embaixo. Parabéns pelo post.

Abç.

Alcione Torres disse...

Márcio

Não li a biografia dela. Vou esperar a minissérie! rsrsrsrs
Eu não conheço nem Elis e nem Maria Rita, mas quando flo da simpatia é no momento que está cantando, entende? Maria Rita tem aquele ar superior, parece que só pisa no chão pq não tem jeito! rsrsrrsrs

Anônimo disse...

Também concordo com tudo, inclusive a falta de carisma de maria Rita que sobrava em Elis!
Na minha modesta opinião, os principais agentes responsáveis por essa banalização da música no Brasil são as gravadoras! Tem muita gente boa e capaz, mas que se sujeita as imposições da gravadora para poder "vender". Aqui na Bahia tem músicos excelentes, mas, cantando tire o pé do chão, levanta os bracinhos, mexe a bundinha, e por aí vai. É triste, muito triste!

Anônimo disse...

Olá Alcione, tudo bem?
Menina, adorei! Tô me acabando de rir aqui!
Olha só, acho que o Roberto Carlos já é do tipo "passa vai, ele é o Roberto poxa" e fica por isso mesmo. Agora essa menina, Malu Magalhães, meu Deus! Fica até difícil encontrar uma palavra pra definir a infeliz! Eu acho que ela é uma prova que a música brasileira não existe mais! (Nem considerando o "undarundê". :D)

Muito bom o post, só tenho que dizer que você exagerou um pouco nê? Pra mim, a Elis é fantástica (carisma não se inventa, cria ou compra e ela tinha de sobra). Já a filha dela, realmente é uma sem noção! :D

Um abraço!

Anônimo disse...

Como você mesma disse: Gosto não se discute! Por exemplo:neste exato momento em que escrevo estas mal traçadas linhas (vixe!), estou ouvindo Ária na Corda Sol e acredito que para muita gente isso não é música, mas eu pesnso que sempre dá para aproveitar alguma coisa, nem que seja apenas uma frase musical. Se nem isso for possível, então eu concordo plenamente com você - é melhor nem ouvir! Mas enfim, a mídia endeusa muita coisa ruim por aí...Malu o que mesmo! Você viu no Faustão o lançamento da Vanessa Camargo? Foi um horror! E quando ela foi cantar ao lado da Sandy? Deu até dó!

Bjs.

Eu amo a E.Y. disse...

o Undarundê é lamentável.... pior que o povo adora essa farsa como se fosse a oitava maravilha do mundo

Alcione Torres disse...

Tico

Eu disse que não iria agradar a todos, né? rsrsrsrs


videodeviolao

Eu procuro sumir quando começa o programa de Faustão e, ainda bem, que não vi essa pérola! Ela se acha melhor que Sandy, vejam só! Uma menina que começou a cantar tão nova e aprendeu! hehehehhe

Hique disse...

Concordo com todos os tópicos, principalmente o da Maluca Magalhães, a qual eu tenho prazer de ofender constantemente.
Ainda bem que vc não falou da Madonna senão aí o bicho ia pegar!!!!!!!

Alcione Torres disse...

Hique

Talvez um dia eu escreva sobre os artistas internacionais, mas nunca falaria mal de Madonna! Ela é realmente uma estrela de primeira grandeza! Muitas tentam, mas nenhuma consegue o que ela conseguiu!

Tom Coyot disse...

existe umequivoco no item 9

BUT

eu não sei porquê inventaramo arrocha
na verdade eu não sei porquê que temos de respeitar coisas tão fuleiras

Sandra Di Flora disse...

Concordo em gênero, número e grau.
Os brasileiros têm a péssima mania de endeusar tudo o que aparece na mídia. Se aparecer na Globo, então, se torna celebridade.
Parabéns pela coragem de escrever essas verdades.

Anônimo disse...

Olá Alcione

Onde eu assino? rsrs
Só não concordo totalmente com o 9º tópico. Elis Regina é uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos sim, pelo menos na minha opinião. Quanto à sua filha, com certeza a voz dela é boa, mas simpatia é zero!

Beijo.

Alexandre Brendim disse...

Alcione minha filha...

Esse foi talvez, o melhor post que já li em toda minha curta carreira de blogueiro...

Acho inclusive, que você deveria abir uma série de posts, só falando disso e com toda a propriedade que Deus lhe deu!!!

Nota um zilhão para o post, por esse e outros que sou fã de carteirinha seu!!!

Alcione Torres disse...

Alexandre

Muito obrigada! Você é um amor!
Abs.

Anônimo disse...

Olha, para perguntas envolvendo Uãnessa Camargo, Claudinha Clone LeiTTe ( dois tês, que a numeróloga dela mandou - sacumé, sucesso, né?), Maria Rita e tantos outros citados aí, tem uma resposta: JABÁ, JABAZÃO mesmo, descarado, despudorado, na cara dura!

Mas o alvo é a pirataria...ou pior, quem baixa músicas da internet. Do jabá indecente, ninguém fala.

Roberto Carlos é contratado exclusivo da Rede Bobo e tem um lobby, digo, jabá muito forte, poderoso aí. Parou de cantar há muito tempo, há algum tempo só engana, faz um show aqui e ali e curte o resto do ano em férias eternas. Esse aí soube trabalhar direitinho com a fama.

E Malu Magalhães é...é...como posso qualificá-la? Sei lá. É a namoradinha daquele vocalista do LOSER Hermano. Pronto. É isso.

Pior que o arrocha, só uma balada com arrocha o tempo todo! Já foi? É uma experiência e tanto! Você sai de lá e sente que pagou todos os pecados. Conta zerada.

abs!

Alcione Torres disse...

kkkkkkkk
Muito bom! Mas eu prefiro pagar meus pecados sendo apedrejada, quimada com cigarro, essas coisinhas básicas! hehehehe

Anônimo disse...

Nossa eu odeio tudo o que citou ai
shusahsahusa
a tempos que nao criam coisas boas e inovadoras na música
por isso sou fa de sarah brightman que inova cada vez mais em tecnologia e em sua bela voz
e na maria bethânia, que nunca perde a majestade
ja esses ai?aff, malu magalhaes é um lixo pra dormir

Dani disse...

menina!!! nunca que eu vou te apedrejar,pelo contrario, te dou as maos e me uno a voce.
concordo com tudo que voce disse, desde roberto carlos ate maria rita.

adorei o post, de verdade!!



http://nadadelicada.blogspot.com/

Talita Morena Roots disse...

laraiêêêê...
laiá laruêêê...
Undarundêêê...

Amei o post!

Alcione Ahasou!!!

Anônimo disse...

Pois é Alcione, eu concordo com você em tudo.
Não consegui identificar as "mau ditas" bandas do item 4, e nem quero deixa pra lá.
Roberto Carlos e Cauby, ninguém merece.
Arrocha, que diabos é isto, e olha que sou Baiano, gosto de arte, cultura e muita música, eu disse música.
Parabéns pela série "Coisas que não entendo...".
Saúde, paz e sucesso!
Bjoks,
Moura

Jeferson Roberto disse...

Sem falar nos monossilábicos pagodes baianos. Tem um tal de "Rala a xana no asfalto" que as pobres garotinhas adoram. Além de pejorativa, as letras são um pé no saco! E o pior é que o maior publico destas bandas são as mulheres, que perdem todo seu brilho quando botam seus micro-shorts e literalmente "ralam a xana no asfalto".

TIAGO SÂNZIO disse...

é.. só não concordo com a Maria Rita.. rs.. Gosto do repertório e do jeito de cantar... e amo Elis, e não acho q se parecem...

A maioria dos "cantores" que vc esculachou nem conheço, graças a deus!

e por fim... o que é arrocha?

ótimo texto!

{Selena}_MS disse...

Eu concordo totalmente!

Roberto Carlos já deu o que tinha pra dar;

Maria Rita canta com cara de "nojo";

Wanessa Camargo... Melhor nem comentar...


concordo totalmente, Alcione!

Alexandre Silva disse...

Porque inventaram o Arrocha??? kkkkkk
Eu morei em Ilhéus-BA, no auge do auge do Arrocha. Cara, acho q vc sabe o que é ouvir um CD 15 vezes seguidas. O que eu decorei de musica ñ foi brincadeira.
Tem mais um coisa que eu ñ entendo na música: O QUE É "FORRÓ UNIVERSITÁRIO" E "SERTANEJO UNIVERSITÁRIO"?? Pq essas merdas temq ue ser rotuladas como Universitárias?? Será que é pra traduzir a realidade das universidades?? Lastimável...

Bom, como eu discordo somente do 1º item (Acho que o RC é o cara msm, rsrs) o post é fodão! O que é Malu Magalhães?? Quem tem mais carisma, ela ou um pé de urtiga?? O que ser aquilo??
MPB pura, hehehe

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com/

André Luiz Coutinho disse...

Quando eu tava lendo o post eu pensei em comentar número por número, mas no fim eu percebi que é tudo uma coisa só: Música comercial.

Tirando talvez a menininha Mallu Magalhães, todos os artistas citados foram programados pela mídia, principalmente o Roberto Carlos.

Tem tanta gente boa por ai que não tem o espaço merecido, enquanto alguns desses produtos estão toda hora nas rádios e tvs Brasil a fora.

Bj

http://tacertoentao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu gostei das criticas, e acho que não devem usar de grosseria com vc hehe no mais, qdo souber as respostas de tantas indagações eu quero saber tbém viu hehe ... visite-nos qdo puder ou quiser ... sua visita é bem vinda..

Fábio Flora disse...

As pessoas pagam para ouvir os grandes sucessos do Roberto Carlos da mesma forma que pagam (ou pagariam) para ouvir os sucessos dos Beatles, do ABBA, dos Bee Gees, da Madonna, do Michael Jackson, do Elton John, da Celine Dion... de artistas, enfim, que formaram um setlist invejável durante a carreira. Aliás, música boa é para ser ouvida sempre. É isso. Abraços e sucesso com o blog!

Unknown disse...

nossa d mais
gostei muito
xD

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Cassiano Maçaneiro disse...

muiiito bom!!!


Cassiano Maçaneiro
http://reavivarte.blogspot.com
http://twitter.com/cassianoam

Renato disse...

Li seu blog até dizer sobre Elis. A Maior cantora que passou pela terra tupiniquim.Tom, timbre e personalidade. Maria Rita segue bons passos.
Em todos os outros itens, concordo e faço coro.
Acrescento mais um item:
"Nos carros de passeio, por que quanto mais alto a potência do som pior é a música que toca?"
Abçs

Ah! E só parei na Elis pq está tarde e estou com sono, amanhã eu volto.

Alcione Torres disse...

Renato

Eu sabia que muita gente iria discordar de mim por esse motivo, mas o fato é que não gosto das criaturas!
Quanto ao problema da música ruim nos carros, concordo totalmente! Ô povinho sem noção e de mau gosto!! Credo! rsrsrs

Anônimo disse...

Nossa! verdade pura o que vc escreveu ! Eu penso assim também , por isso sou taxado de " do contra " por me recusar a aceitar essas barbaridades que a gente vê.
Bom sábado pra vc !

Anônimo disse...

Falou tudo que penso, como músico e ouvinte tb...rsrs

Não precisa mais falar nada...hehehe

Abç

Márcio Borges

Nanuni Kokoritu disse...

Hoje, basta cantar qualquer porcaria com algumas mulheres rebolando que vira sucesso!

Monstro disse...

Concordo e discordo!
Não aguento mais ver RC nos finais de ano da Globo. Quanto às manias... nem dou bola. Há que se respeitar o conjunto de sua obra.
Quanto às aberrações musicais: existe um filtro natural que promoverá o "completo" desaparecimento dessas "cousas"... esse mesmo "filtro" manterá os bons.
Maria Rita é uma das melhores coisas que aconteceram (musicalmente) em minha vida... parecendo ou não com a mãe.

Monstruoso abraço.

Juli disse...

Sil,
Você foi infeliz quando escreveu o 4º tópico. Essas bandas são ukiá! Leia a letra e sinta a melodia:
"Bebê tá dodói/Mamãe dá dá beijo que passa/Mamãe dá dá beijo que passa/ Mamãe dá dá beijo que passa" (composição própria)
e
"O meu amor própio/É tão grande que não cabe em você/Cai fora/Sua chance, chance/Chance, chance/É tão pequena, não vale apena" (Chance rima com Hush!!!)

Como as pessoas vão se interessar em aprender inglês sem esse incentivo?

Alcione Torres disse...

kkkkkkkkkkk
Realmente!!

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO