sábado, 9 de maio de 2009

O tal do LinkTo


Vocês já viram muitos posts aqui no Sarapatel de Coruja "falando" sobre sites de indexação de notícias. Alguns eu recomendei, outros não. Pois bem, hoje eu vou falar de uma coisa muito esquisita que me aconteceu no site LinkTo.

Desde que comecei a enviar meus posts para sites como esse eu envio para o LinkTo. No início não dava muito retorno, mas, aos poucos, a coisa mudou e passei a receber muitas visitas vindas de lá. Poucas vezes recebi comentários nas minhas postagens e, na maioria das vezes, os comentários eram ridículos, coisas sem pé nem cabeça ou apenas recebia o nome da pessoa como comentário. Pensei em abandonar, mas relevei, pois o site me dava muitas visitas.

Só que agora eu deixei de vez o LinkTo. Por que? Vou contar o que aconteceu:

Ontem eu enviei uma notícia para o LinkTo e ela apareceu no Twitter. Como sempre envio para o Twitter através do diHITT, a mensagem ficou duplicada. Pensei, pensei e tive a certeza de que nunca dei meu login e senha do Twitter ao LinkTo. Dei ao diHITT, pois confio e gosto do site, mas só. De todas as redes que participo eu configurei (naqueles em que a opção existe) para não enviar as postagens para o Twitter e, consequentemente, não dei a senha. Mas o LinkTo nunca me avisou desta possibilidade e nunca vi nada no site que remetesse a uma parceria com o Twitter. Podem vasculhar o site e não vão encontrar nada, nem em suas configurações, nem um banner na página principal, nada! Talvez, após os moderadores do site lerem essa minha postagem apareça algo, mas até agora não há nada visível.

Não há nada visível, mas há algo escondidinho, para o usuário não perceba e eles ganhem esse link do besta que postar a notícia lá! Sabem onde? Ao enviar uma postagem para o LinkTo, a pessoa é direcionada para uma página em que colocará as informações complemetares do link, como título, descrição, tags, etc. Logo na parte superior da página existe um banner azul escuro onde lê-se: COMEÇAR A ENVIAR LINK. Eu nunca havia percebido, e nem sei desde quando aquele link está lá, mas existe uma frase abaixo desse banner:QUERO ENVIAR ESTE LINK PARA MEU TWITTER. Vejam abaixo:


Clicando nesse link vi aparecerem duas caixinhas já preenchidas: login e senha do Twitter. Para não enviar aquela mensagem ao Twitter é necessário apagar o que estiver nas caixinhas. Toda vez que você for enviar um post! Toda vez!

Sabem quando eu percebi esse link lá? Hoje, que o moderador do site respondeu ao meu e-mail de pedido de esclarecimento. Perguntei a ele como teve acesso ao meu login e senha do Twitter, pois nunca forneci ao site.

Respondi à mensagem do moderador do site dizendo que, ao meu ver, isso é má fé. Estão usando essa estratégia para conseguir links às custas dos usuários. Se o site estivesse bem intencionado, teria avisado sobre a nova funcionalidade, teria colocado um banner chamando a atenção para isso ou colocasse a opção de enviar ou não para o Twitter de forma bem clara, como acontece no diHITT, no Diga Cultura, no Facebook, etc. Vasculhei toda a minúscula área de configuração da minha conta e não consta nada lá que possa provar que eu forneci meu login e senha do Twitter e nem que eu autorizei o envio dos meus links através do LinkTo.

Enquanto escrevia o texto acima, recebi a resposta do moderador do site dizendo que se o login e senha estão lá é porque eu forneci. Eu tenho certeza de que nunca fiz isso. Eu nem sabia que o LinkTo tinha essa funcionalidade! Agora, mesmo se eu tivesse dado, porque não posso retirar do site essas informações? Para vocês terem uma ideia, o site não dá a opção nem da gente deletar a própria conta!!!! Também não existe um local para retirar e colocar o login e a senha do Twitter!!!!

Esse post foi feito para mostrar minha indignação e para chamar a atenção de todos para que fiquem de olhos abertos com o LinkTo e outros sites dessa natureza. Eu não posto mais lá e já mudei a senha do meu Twitter!

UPDATE (12/05/2009)

Acabei de receber dois comentários nesse post dizendo, indiretamente, que estou sendo leviana, mas queria dizer, mais uma vez, que NÃO DEI MEUS DADOS AO SITE. Tenho certeza disso.

Além do mais, recebi um comentário (pode ser lido aí embaixo) de uma pessoa dizendo que com ela aconteceu o mesmo e também recebi uma mensagem de uma pessoa que teve passou por algo muito pior com o LinkTo. Se essa pessoa quiser se manifestar aqui e contar sua história, ótimo. Se não, não posso me precipitar e falar de algo que não estou autorizada. Essa pessoa, ao contrário de mim, tem as provas dos atos do site.

Depois de muito procurar um lugar do site para retirar de vez meus dados e não encontrar, enviei um e-mail para o suporte técnico e espero a resposta. Como, de qualquer forma, não terei a certeza de que o site irá se desfazer de todos os meus dados, não mais acessarei suas páginas para que meu navegador não armazene qualquer tipo de informação de lá e já mudei minha senha do Twitter.

Tenho todo direito de tornar público algo que me aconteceu e de alertar as pessoas para esses problemas, que podem acontecer com qualquer um de nós. Aviso aos donos do site que não quero prejudicar ninguém, só alertar. Se eles não podem fazer do site um local seguro, não posso fazer nada a não ser sair de lá e tentar fazer com que as pessoas saibam o que as espera.


UPDATE 2 (13/05/2009)

Encerrando o papo:

Recebi um e-mail da administração do site pedindo meu login, senha e e-mail para efetuar a exclusão da minha conta no LinkTo. Antes de enviar meus dados, fui verificar como estavam as coisas lá e meus dados do Twitter já não estão mais no campo de envio da notícia.

Agora já enviei meus dados e aguardo a exclusão da conta.


UPDATE 3 (13/05/2009)

Recebi o e-mail dos administradores dizendo que todos os meus dados e links foram excluídos do site.

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

45 Comentários:

Alexandre Brendim disse...

Bom saber...já não vinha muita gente de lá mesmo...um trabalho a menos..

Online na web disse...

Este Tal de LinKto pra mim não serve pra nada, dificilmente meu blog recebe visitas vindas de lá, e sabendo desta safadeza por parte do site, agora que eu nem entro mais no site.

Anônimo disse...

Estranho seu caso, fui lá ver e no meu caso não consta os dados, o campo está em branco para que seja preenchido.
Tinha visto e como já envio automaticamente do próprio blog não preenchi.
Importante seu alerta para que vejam essa possível falha.

Alcione Torres disse...

Pois é, Catarino. Eu nem sabia que existia aquilo lá!

Márcio Lima disse...

Olá, meu nome é Márcio Lima, sou administrador do site Link Ninja. Antes de mais nada, obrigado por compartilhar seus posts no site.

Sobre Linkto acredito que deve haver alguma explicação plausível e os administradores devem se posicionar em breve para responder essa questão.

Hoje o que fazemos é compartilhar os links postados no site por meio do perfil do Link Ninja nas redes Plurk e no próprio Twitter.

Também sempre procuro compartilhar links com meus seguidores no perfil @vilaoooo e meu sócio @alancorrea está engajado na mesma tarefa no intuito de prestigiar quem faz postagens de assuntos que podem interessar ao internauta.

Estamos prestes a implementar o compartilhamento via Twitter, mas pretendemos buscar um modelo diferente, sem que seja necessário que o usuário tenha que autenticar com seu login e senha do Twitter ou qualquer outra rede, assim como o migre.me faz hoje com sucesso.

Quero desde já me oferecer para sanar qualquer duvida referente ao Link Ninja e também salientar que nosso trabalho visa prestigiar pessoas que fazem bom uso da ferramenta, seja um blogueiro querendo divulgar seu post ou um usuário que deseja compartilhar algo legal e interessante.

Amanhã, dia 10, vamos completar dois meses de site no ar e espero que nosso trajetória se prolongue com uma boa prestação de serviço.

Um grande abraço e um bom final de semana.

ivandro disse...

Muito boa esta sua informação vou ficar ligado ainda bem que veio a publico.

Anônimo disse...

Já abandonei ele há semanas!!!!

Beth Cruz disse...

Eu também tive muitos problemas com Link To, não posto mais lá.

Têm um selo para você, http://bethccruz.blogspot.com/2008/04/selos-recebidos.html

Abraço Alcione

Alcione Torres disse...

Márcio

Comecei a usar o Link Ninja ontem por indicação de um amigo no Twitter. Tenha certeza de que se eu gostar vou indicar também. E olha que quando faço divulgação por aqui a coisa bomba, viu! hehehehe

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Alcione! De todas as redes sociais o Link TO é a que me dá menos visita. Não são todos os post que publico lá...pra falar a verdade acho o Link To bem fraco na questão de conteúdo...as notícias quemais vejo lá são sobre BBB, celebridades e download de revista ou filmes. Bom saber disso pq tb acredito que isso seja má fé de quem administra o site.

Abraço

Anônimo disse...

Venho acompanhado seu blog no linkaos e achei muito interessante...gostaria que voce pudesse dar uma olhada no meu se lhe interessar gostaria que me linkasse

http://admundo.blogspot.com


AbraÇo

Martins disse...

Gostaria de saber qual o procedimento para ter meu banner no seu blog.

AbraÇo

Martins disse...

Alcione

Já linkei você no meu blog.

AbraÇo

Boa Noite

Sandra Info-Macross disse...

Bom saber...
Nunca usei mas nunca vou usar...
Sacabagem mesmo...

Groo disse...

Bom saber dessas coisas...taí um que eu nem passarei perto, então!

abs!

Junior Silva disse...

Oi Alcione

Eu já a algum tempo não vinha mais colocando meus artigos no LinkTo porque não me da nenhum retorno, e também por possuir um conteúdo muito fraco e de gosto duvidoso.
Depois dessa, não postarei mais lé. Valeu pela dica.

Beijo.

Eninha disse...

que estranho... de ququer forma obrigada , atenção redobrada
Eninha

Tolerância Zero disse...

sabia disso não..pqp..postei uma vez só nesse site.... vou ficar ligado nessa porra

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema, que bom que vc alertou assim muitas pessoas também saberão dessa sacanagem que ocorre por lá


BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Cruela Veneno da Silva disse...

eu não uso nada disso,

na verdade vc falou grego pra mim aí..

sou analógica demais

credo

Marina disse...

nossa!! utilidade publica esse seu post, viu!!!!
safadez mesmo.. o site age de má fé.

Anônimo disse...

olha não acredito que eles tenham "rackiado" sua conta do twitter, você deve mesmo sem perceber talvez fornecido a eles, a não ser que você tenha baixado algum cavalo de troia, trojan ou algo do tipo vindo diretamente desse site com intenção de obter sua id e senha no twiter o que acho improvavel...

mais de toda forma deveria ser claro a opção de enviar ou não para o twitter e realmente esse site esta com nota 0

Alcione Torres disse...

Sabe porque tenho certeza de que não dei a senha para o site? Porque já decidi há algum tempo que não daria a nenhum mais que o diHITT. Para que eu iria querer duplicar minhas postagens no Twitter? Para perder seguidores?
Além do mais, o local tá tão escondido que nunca percebi que existia. Somente após a mensagem do dono do site foi que achei!
Também teve mais gente que passou pelo mesmo, então... Infelizmente, o site não é confiável.

Diego Janjão disse...

Primeiro acho que teu blog já chegou a um estado que não necessita mais deste indexador mesmo!

rsrs

e gostei muito do teu blog!

Vistem: JaNjÃo ComicS

Malu disse...

Mto bom seu blog!
Parabéns ^^
Se puder visite:
www.dbuksondteibou.blogspot.com

Bjo
;*

Alcione Torres disse...

Que nada, Diego! Preciso sim! Só não de um como esse aí que age com tamanha "esperteza"!
Obrigada pelo carinho.

Anônimo disse...

Querida amiga avassaladora..Alcione... que confusão! Estaria perdida pois sou uma "anta" em materia de twitter etc e tal...

Anônimo disse...

Muito bom o blog. Parabens.

Daniel Murillo disse...

Vlw pelas informações. Obrigado.

Erich Pontoldio disse...

Tinha lido aqui no seu blog sobre o linkto e ainda não tinha começado a usar e agora nem começo mesmo.

Otávio Nogueira disse...

CONTATO DA ALCIONE
......................................................
Gostaria de saber como as postagens que faço aqui no LinkTo estão indo diretamente para o Twitter, sem que eu tenha autorizado ou dado a senha para vocês. Já vasculhei o site em busca de algum tipo de configuração que eu possa ter feito e não existe! Se isso não parar imediatamente vou acabar com meu cadastro aqui. Aguardo 24 horas por uma resposta de vocês.

RESPOSTA DE OTÁVIO NOGUEIRA, ADMINISTRADOR DO SITE
......................................................
Suas postagens não são enviadas diretamente para o twitter. Se você clicar no link "Quero Enviar este Link para meu Twitter", que está na pagina de envio de link, verás que você precisa colocar usuario e senha do twitter, para a sua postagem ir para o twitter. Caso você não preencha estes campos, seus links não serão enviados para o twitter.

RESPOSTA DE ALCIONE
......................................................
Eu nunca forneci a minha senha do Twitter para o site. Vi lá, agora que você disse, o lugar onde a gente escolhe se quer o não mandar, mas aquilo é de sacanagem, pois fica bem escondido embaixo de um banner azul escuro e a pessoa acaba tendo que clicar lá e retirar o login e senha do Twitter toda vez que for postar uma notícia. Isso é estratégia de vocês para ganhar esses links no Twitter, eu sei disso.
Fiz o teste com duas notícias agora. Enviei e nas duas vezes tive que clicar naquele link escondido e retirar meu login e senha. Quer dizer, a escolha do usuário não fica registrada e, se a gente esquecer de fazer isso, o link vai para o Twitter automaticamente.
Além do mais, o site fez essa modificação e não avisou aos usuários. Mais uma prova de má fé.
A partir de hoje não posto mais no LinkTo, apesar de ter várias visitas vindo do site. Prefiro perder essas visitas a lidar com um site que demonstra má fé, além de ter se apropriado do meu login e senha do Twitter sem que eu disponibilizasse. Eu poderia processar vocês, mas não vou.
Good bye!

RESPOSTA DE OTÁVIO NOGUEIRA, ADMINISTRADOR DO SITE
......................................................
Ficamos triste que não irá mais participar do site, mas se assim você acha melhor, siga com sua escolha.

Apenas um lembrete. Se o seu usuario e senha do twitter aparecem ali é por que em algum momento você digitou estes dados, é impossivel eles terem aparecido ali, sem você ter digitado.
Após ter digitado, SEU NAVEGADOR, guardou estes dados por que você decidiu guardar os dados.
Não é o site que esta guardando seus dados nos campos de usuario e senha, mas sim o seu navegador.
Caso queira, você pode limpar os caches e cookies de seu navegador, que os dados não aparecerão mais ali.
Em nenhum momento agimos de má fé, não escondemos as informações, elas estão ali e basta você ler antes de colocar seus dados.

Caso você leia as páginas onde está colocando seus dados, verá o texto em nossa página "Sua senha não será guardada em nossa base de dados, ela será utilizada apenas para este processo. Fique tranquilo :)"

Tenho certeza que agora entendeu que não é o linkto que esta guardando seus dados em sim seu navegador e tenho certeza que entendeu que você quem digitou os dados ali em algum momento.

Muito Obrigado pelo contato e tenhas um ótimo dia.
......................................................
FOI AQUI COLOCADA TODAS CONVERSAS QUE TIVE COM A USUARIA ALCIONE, QUE COMO É DE SUA VONTADE, GOSTARIA DE TRANSFORMAR PUBLICA A SITUAÇÃO.

Em outro momento a usuária ALCIONE decidiou cancelar sua conta. Não, o site não possui um formulario online para exclusão de conta. Mas em nenhum momento
nos recusamos a apagar uma conta de usuário. Todos E-mails, cada um, é lido e respondido de forma rápida. O processo demora de no máximo 48 horas.
A propria usuária ALCIONE já presenciou isso, afinal todos emails dela foram respondidos.

É lamentavel que este tipo de post seja publicado, porém você tem todo direito de o plublicar, o que não aceitamos é você fazer afirmações infundadas
sobre o nosso serviço.



Pois bem, quanto a outras opiniões aqui postadas sobre o site, em nenhum momento recebi estas observações pelo contato do site.
O site é feito pelos usuários e se vocês não entram em contato, não sabemos o que necessitam, pois bem, esta é apenas uma observação e não cabe espaço para
maiores linhas.

DeboraX disse...

Como foi dito acima:
'Fui lá ver e no meu caso não consta os dados, o campo está em branco para que seja preenchido.'

Divulgo meus links no LinkTo a muito tempo e nunca tive qualquer situação parecida com a citada por você.

Muitas, na verdade a maioria das minhas visitas veem do LinkTo.

Acredito que realmente você digitou os seu dados e nem lembra. E acredito que apontar alguém, qualquer um, até um site, de algo que não tem certeza não é lamentável.

Fazer afirmações infundadas sobre um serviço parece mais que você quer ganhar visitas =(

Otávio Nogueira disse...

Alcione,

É lamentavel, mas não sei como você segue argumentando que o site roubou seus dados de login e senha do twitter.
Qualquer pessoa com o minimo de conhecimento de internet sabe que seus dados so apareceram ali por que você digitou.

Muito Obrigado por liberar o comentário, mas com pessoas como você não há argumentação plausivel que seja dita, você não aceitará seu erro visivel.

Alcione Torres disse...

Otávio

Existem muitas pessoas que pensam que Papai Noel existe e pessoas que não sabem do que alguém que entende muito bem de informática é capaz.
Já que você percebeu que não vou voltar atrás no que disse e você nunca irá concordar que o site errou, encerro o debate aqui. Não faz sentido se desgastar mais.
Continue com seu site, tenha sucesso e eu continuo aqui, com meus posts não sendo enviados para lá.
Peça ao pessoal do setor técnico, por favor, que excla logo meu perfil de lá.

MarGGa disse...

Tenho tido conhecimento de vários casos, no mínimo duvidosos, de sites de indexação.
Não vou julgar a situação exposta, pois a Alcione já adotou a providência que entendia correta (ponto final!).
Mas quero deixar um alerta aos citados sites e, para isso, peço licença à Alcione:
nós, os blogueiros, bloguistas, ou deem o nome que quiserem às nossas pessoas, trabalhamos MUITO para construir nossos blogues e ninguém tem o direito de desconstruir ou se apossar daquilo que realizamos!!!
Tenho dito.
Desculpe Alcione, o desabafo!
ABÇão
MarGGa

Otávio Nogueira disse...

Alcione,

Para remover sua conta, você deve responder ao email que já havia respondido para ti, com a solicitação.


Ainda em tempo, Não concordo que o site errou pois não errou.

Alcione Torres disse...

MarGGA

Obrigada pelo comentário. Você está certa, temos que ter cuidado mesmo. Sempre que uso um site de indexação eu posto aqui para que outras pessoas conheçam. Até agora eu elogiei mais que reclamei, mas os que reclamei fiz com certeza no que fazia e até recebi comentários surpreendentes, como é o caso do Menéame.
Ah, e você está desculpada! rsrs
Abraço!

Guilherme Freitas disse...

Não utilizo o Link To porque acho o Dihitt e outras redes muito melhores, mas é bom saber disso ai. Beijos.

jorge fortunato disse...

Eu já me dou por satisfeito usando o diHITT. Não ligo para o número de visitas, até porque enquanto estava de férias recebi montanhas de comentários... em chinês. Agora voltei a usar a moderação.

Bruno Nunes disse...

Será que você não colocou um "Salvar senha"? Eu uso vários sites pelo Post Social e nunca tive problema com nenhum dos sites.

Até não faz muito sentido isso de "roubar" o login.

Tentou limpar as senhas armazenadas antes de reclamar lá?

Alcione Torres disse...

Bruno

Tentei limpar sim e os dados continuavam lá.

Alcione Torres disse...

Encerrando o papo:
Recebi um e-mail da administração do site pedindo meu login, senha e e-mail para efetuar a exclusão da minha conta no LinkTo. Antes de enviar meus dados, fui verificar como estavam as coisas lá e meus dados do Twitter já não estão mais no campo de envio da notícia.
Agora já enviei meus dados e aguardo a exclusão da conta.

Ueritom Ribeiro Borges disse...

Olá..

Nunca usei o LinkTo, e a partir de agora nunca mais usarei..rs

Bom vc avisar, para que não aconteça com outros tb...


Ei, vc deseja trocar links comigo? Caso sim o meu é www.inglesparaleigos2.blogspot.com

ABraço!!

Botoja disse...

O que ocorreu é que muito provavelmente o seu login e senha do LinkTo são, ou eram no caso q já mudou, os mesmos do Twitter, e eles sem autorização prévia tenham a reutilizado, a não ser q isso esteja em algumas cláusula do contrato aceito por nós no ato de cadastro no LinkTo.

Eu sempre usei essa ferramenta de divulgação e nunca percebi isso, mas sinceramente, não acho ruim. Quem procura divulgação não deveria achar ruim tbm pois além do LinkTo me gerar muitas visitas diárias ele tbm propaga minhas notícias pelo Twitter. E a questão de notícias repetidas, isso é bobeira. Twitter hj é um msn comunitário, vc divulga uma notícia pelo Dihitt lá, algumas pessoas que estão no twitter naquele momento veem e talvez vão até a notícia, mas sempre estão chegando mais gente on line no Twitter e talvez só vejam a notícia que o LinkTo enviou. Para não passar por Spammer, deixe passar um tempo entre a sua divulgação do Dihitt, LinkTo, Twitter ou outro meio que tbm divulga.

Agora parar de divulgar meus links no LinkTo por esse motivo? Jamais.

Botoja disse...

Updade:

Como eu imaginei, olha a política de privacidade do LinkTo:

Política de privacidade
Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website.

Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse.

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO