sábado, 21 de março de 2009

O tal do Menéame


Gostaria de falar sobre algo que está me incomodando demais desde ontem. Grande parte dos blogueiros utilizam redes sociais e sites que agregam notícias para a divulgação de seus posts. Existem vários destes espalhados pela internet. Uns bons, outros nem tanto. Inclusive já falei aqui sobre o MedNews e o Linkk.

Hoje vou falar sobre o Menéame. Ontem estava comentando e lendo comentários no diHITT sobre as estatísticas de tráfego de alguns sites quando um dos membros comentou sobre o Menéame, dizendo que este site havia lhe dado muitas visitas e, apesar de ser em espanhol, valia a pena. Resolvi dar uma olhada no site. Vi que, na página principal, havia muitas notícias com uma grande quantidade de votos, comparável ao Digg. Havia posts em espanhol e em inglês. Resolvi tentar e me cadastrei. Se tem post em inglês, tudo bem postar em espanhol de um blog em português com tradutor!

A primeira notícia que enviei foi em português mesmo. Como se tratava de um post só com fotos, imaginei que não fosse necessário enviar em espanhol. Faço muito isso no Digg e costumo receber alguns votos e várias visitas. Nada muito expressivo, mas o pessoal lá costuma acessar. Em questão de 2 ou 3 minutos a quantidade de acessos ao blog quintuplicou! Foi uma loucura! Muito rápido!

Aí é que a coisa começou a me chatear. Fui lá no site ver como estava a votação da notícia e a encontrei com 2 votos positivos, 12 votos negativos e 4 comentários. Além do karma -108! Vejam o que comentaram na notícia:

#1: titulares y entradilla en castellano por favor

#2:
no entendi nadiña
en castellaninho pa la otriña

#3: Você deve, pelo menos, traduzir o título e entradilla

#4:
Yo he comido en una laguna como en esas fotos, precisamente en Brasil.

Es una pena que todos los brasileños piensen que saben castellano. No es coña, la mayoría lo creen.

Não gostei nada do comentário #4! Mas, mesmo assim, me desculpei e agradeci por terem avisado.

Na segunda postagem, em espanhol, mandei um vídeo que não é necessário tradução ou legenda. Recebi um comentário dizendo que esse vídeo já havia sido enviado para lá e um outro assim:

#2: mande?

Que culpa tenho eu se o site não tem um sistema de aviso como o Digg? Como eu poderia achar exatamente aquele vídeo dentre tantos que existem no site para saber que já tinha sido postado? Mas, tudo bem, eles também não estão a fim de ficar vendo coisas repetidas. Mas, para a minha surpresa, olha só como a notícia ficou: 2 votos positivos, 12 votos negativos e karma -119! Vocês não acham que foi muita coincidência?

Bom, depois disso eu não consegui mais postar nada, pois o site diz que não tenho um bom karma!

Analisando tudo eu vi o grande preconceito e desrespeito que eles têm contra o brasileiro. Pois só foi ver que o blog era daqui para detonarem! Por que os blogs em inglês podem postar e nós não? Vão logo dizendo que não entenderam nada (meu blog tem tradutor!) e que brasileiro não sabe falar espanhol, sendo que eu nem estava tentando!

O que tiro de lição disso é algo que eu já sabia: o brasileiro é puxa saco demais! É muito idiota! Quando chega um estrangeiro aqui a gente tem que se virar para falar a língua deles. Quando chegamos lá fora ninguém faz força para nos entender. Há lugares que não aceitam de forma alguma que você não saiba falar o idioma local. Se foi para lá é preciso saber algo! Mas quem vem para aqui precisa encontrar pessoas que falem suas línguas, pois nem sequer se deram ao trabalho de aprender um "muito obrigado" ou um "bom dia".

Conheço pessoas de países da américa latina, que falam castelhano e, porque são parcialmente bem entendidos por aqui, não se deram ao trabalho de aprender o português. Mesmo depois de anos morando e comendo a comida do Brasil, não sabem pronunciar corretamente palavras bobas do dia-a-dia. E, quem convive com eles, tem que ficar de ouvido alerta para entender o que querem dizer e, muitas vezes, precisam pedir que expliquem o que estão dizendo. Uma falta de vergonha sem tamanho... nossa! Pois se tivéssemos o hábito de dizer: "Fale em português, pois não estou lhe entendendo", esses sacanas aprenderiam nosso idoma!

Agora, vai lá na terra deles e fala uma palavra em português para ver se eles se esforçam para te entender! Uma banana!

Bom, todo esse desabafo foi para pedir a todos os que vem até aqui em busca de dicas para seus blogs ou estão de passagem e se interessam em divulgar seus blogs, que, se forem usar esse site de m****, não se surpreendam com a gentileza dos que lá habitam! Você vai receber uma enxurrada de visitas totalmente desinteressadas em seus blogs e que nunca clicarão nos seus anúncios ou te darão votos positivos. Aliás, nem sei como se faz para votar negativo, naquela m****! Eles conseguem. Eu não!

Siga-me no Twitter e fique por dentro das novidades!

6 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Alcione, faço minhas as suas palavras, um dia desses eu escrevi sobre este site no meu blog e postei no diHITT, relamente eles são muito preconceituosos, eu todos os meus artigos que eu envieo para lá receberam votos negativos e inclusive comentários de chingamento ainda. Depois disso parei de entrar no site e enviar meus artigos. Seu post ficou maravilhoso, você escreveu tudo que eu tinha e tenho vontade de escrever no meu blog.

Unknown disse...

Achei que essa rede é do mal, deveríamos fazer uma lista negra desse povo prepotente.

Anônimo disse...

Amigo... vc está completamente certo... é do jeitinho q vc falou... vc foi feliz em todos os seus argumentos. Estrageiro vem aqui e, como se diz na minha terra, tem o 'rei na barriga'... isso presisa acabar! Parabéns!

paulofaraujo disse...

Cara Amiga

tudo bem???

Há muito tempo esperava ver uma matéria completa sobre esse tal de MENEAME:( Você superou todas as minhas expectativas, PARABÉNS..

Você tem razão em tudo, realmente dá um retorno absurdo, mais eles não respeitam matérias em português..
Como um comentário anterior, existem pessoas que não são boas.

O que importa para nós do mundo blog é que o seu BLOG é nota 1.0000.000

Um grande abraço
Paulo Araujo

Anônimo disse...

Olá. Bom, nao sou leitor habitual do meneame.net, mas reconheço que é um blogue muito ativo, como muitas pessoas que enviam e lêem notícias lá. Tenho o meneame.net como referência, mas nao sou visitante habitual e sim ocasional.

Primeira informaçao: moro na Espanha há muitos anos e conheço bem as diferentes vertentes sociais deste estado.

Segunda informaçao: sou professor de línguas na Espanha. Devo dizer que, apesar de serem faladas várias línguas na Espanha (espanhol, catalao, basco e galego sao oficiais, mas há outras como o asturiano) o conhecimento linguístico e social sobre línguas deixa muito a desejar. Resulta arriscado, se nao preconceituoso, fazer este tipo de "resumos" sobre como se comportam as pessoas de tal país, mas às vezes um retrato assim pode estar muito próximo da realidade. Na Espanha, em geral, apesar da riqueza, do nível educativo e de tudo mais, no que diz respeito às línguas há muita desinformaçao e preconceito de tipo político. Por exemplo: recentemente o presidente Sarkozy falou em francês no parlamento espanhol, mas a outras pessoas nao é permitido falar em línguas diferentes do castelhano no parlamento do seu próprio país. Seria tido como uma afronta nacional (para os nao falantes dessa língua). Na televisao espanhola está tudo em espanhol. Nem sequer há notícias com 30 segundos do presidente americano falando inglês. Eles dublam tudo. E para piorar: o ensino de línguas nao tem dado bons frutos e o espanhol foneticamente é "limitadinho". Exemplo: espanhol nao diferencia entre "azar" e "assar", para ele é tudo "assar".

Terceiro ponto: portanto, no contexto em que estamos falando, acho que nao há nada de errado com os brasileiros em geral, e sim com os espanhóis em geral. Ou pelo menos com os leitores e usuários do meneame.net. Já tenho visto notícias em inglês no meneame.net, mas eles avisam claramente com "[ENG]" (english, inglês) e escrevem a "entradinha" em espanhol. Quanto a nao entenderem nada de português, balela. Um espanhol percebe 80% de um texto escrito em português, se o registo for neutro.

Quarto ponto: gosto do meneame.net. Uma coisa é a atitude sociolinguística, outra é a atitude noutros aspetos da vida. O meneame.net tem ideias bastante progressistas e avançadas para o que se vê e lê na sociedade espanhola, bastante conservadora em geral (8 milhoes de votantes do Partido Popular, partido da direita espanhola, quase 50 por cento dos votantes; populaçao total da Espanha hoje: 44 milhoes de habitantes). As notícias que se podem ler no meneame.net nao aparecem em mais lado nenhum. Acho que agora até algum jornal "sério" tem feito referências ao meneame.net por causa da relevância que está tendo na Espanha.

Sao apenas algumas ideias pessoais que talvez possam ajudar a entender o que aconteceu no meneame.net

Anônimo disse...

Olá!
depois de tentar milhares de vezes submeter algo neste site agora com seu artigo desisti,é que o povo brasileiro grande maioria é bobo quanto a estrangeiro e sabemos que nossa imagem lá fora é de pobres e coitados(favelados).
Não passo mais lá aqui no brasil tem muitos agregadores melhores que esses preconceituosos.
Essa pessima educação que tiveram com você deve ser por causa da copa do mundo de futebol no´s temos 5 e eles???/kkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Os comentários somente são publicados após moderação.
A partir de 11/02/2010 os comentários ANÔNIMOS serão todos REJEITADOS e sequer serão lidos.

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Comentários recentes

Twitter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO